Bonsaiteca: Uma arte com mais de dois mil anos agora representada em Guimarães

O Bonsai surge na vida de Ivo Santos em 2005, e rapidamente se tornou paixão. A pandemia trouxe a oportunidade de virar negócio, e é nessa altura, em abril de 2020, que nasce a Bonsaiteca.

Bonsaiteca barra

Bonsai é uma forma de arte inspiradora, com uma história com mais de dois mil anos, e a partir de hoje está também em Guimarães. Este sábado, 24 de setembro, pela mão de Ivo Santos, foi inaugurada a Bonsaiteca, ao cimo da Rua da Caldeiroa, no número 12.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

O Bonsai surge na vida de Ivo Santos em 2005, e rapidamente se tornou paixão. A pandemia trouxe a oportunidade de virar negócio, e é nessa altura, em abril de 2020, que nasce a Bonsaiteca.

Este sábado, depois de encontrado o espaço físico ideal, na Rua da Caldeiroa, uma “rua com um índice cultural elevado” abriu ao público.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Ali, na Bonsaiteca, Ivo Santos explica a quem entra que o espaço funcionará com o conceito de Concept Store, a primeira Concept Store de bonsai do país, mas também como Atelier e Showroom, onde o mentor irá ensinar, dar formação e partilhar esta arte, o que aprendeu ao longo destes mais de 17 anos.

“Tento desenvolver bonsai para o público, e de acordo com o que são as regras japonesas, trabalhando muito bem a qualidade dos solos, o cuidar da planta, com as especificidades de cada uma, mas também o lado estético, a relação entre o vaso e a planta, o que acaba por resultar num produto diferenciado”, disse ao Mais Guimarães o responsável durante a inauguração.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

No início da relação entre os bonsai e Ivo Santos, o responsável diz ter encontrado pouca informação, o que o obrigou a ser autodidata. Entretanto, com o tempo, procurou estudar com alguns mestres europeus, fazer alguns workshops e visitas, e viagens para aprender cada vez mais.

É o acumular destes anos, de experiência e aprendizagem, que “continua a acontecer dia após dia, que fazem com que me sinta plenamente confortável para poder ajudar, para poder ensinar, para poder realizar alguns projetos diferenciadores”, conta Ivo Santos.

Num período “cada vez mais digital”, acrescenta, “é também um momento em que as pessoas valorizam o regresso às origens e gostam daquilo que é mais natural, ligado à sustentabilidade, ao ambiente”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

A arte do bonsai pode ainda resultar como terapia, adianta o mentor: “Qualquer pessoa pode ter um bom exemplar de bonsai, aprender a cuidar dele, podá-lo, alimentá-lo, olhar para ele e vê-lo crescer, apreciando as mudanças que vão acontecendo, e descomprimir um pouco durante este processo”.

Quanto à abertura da Bonsaiteca, apesar de hoje ter sido o dia da inauguração, todos os que a visitaram deram um feedback “muito positivo”, referindo ser, “de facto, um projeto diferente em Guimarães, que traz à cidade berço uma cultura alternativa”, termina Ivo Santos.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

A Bonsaiteca poderá ser visitada de segunda a sexta-feira durante a tarde, entre as 14h30 às 19h30, e aos sábados de manhã, até às 12h30. O agendamento de visitas noutros horários poderá ser feito através das redes sociais da Bonsaiteca https://www.facebook.com/abonsaiteca  ou pelo 925 984 845

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES