Braga acolhe 44 refugiados ucranianos esta segunda-feira

© Direitos Reservados

Está prevista para esta segunda-feira, 7 de março, a chegada de 44 refugiados ucranianos à cidade de Braga. A bordo do autocarro humanitário, que na passada quinta-feira rumou de Braga à Polónia, estão 10 crianças (entre 01 e 11 anos) e nove adolescentes (dos 12 aos 17 anos) e 25 mulheres adultas, três das quais com mais de 65 anos.

“Temos vindo a trabalhar com vários, desde há duas semanas a esta parte, para um acolhimento pleno de todos eles”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, acrescentando que em termos de alojamento, alguns ficarão em casa de familiares que já residem em Braga, enquanto para os outros estão a ser equacionadas várias soluções. Numa primeira fase, o Hotel João Paulo II, no Sameiro, vai acolher alguns dos refugiados.

Está também a ser trabalhada a vertente do emprego, havendo já “várias ofertas” de empresas e instituições, uma das quais do Sporting Clube de Braga.

Paralelamente, e ainda segundo Ricardo Rio, vai ser lançada uma campanha de apadrinhamento, para que empresas, instituições ou particulares assumam uma responsabilidade direta e um apoio mais efetivo a cada um dos refugiados. Os refugiados terão também “apoio imediato” para aprendizagem da língua portuguesa e da educação.

Atualmente, na cidade de Braga, já vivem cerca de 800 ucranianos, o que, segundo o autarca, irá “certamente” facilitar a integração dos refugiados que se abandonaram o seu país por causa da invasão russa.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?