Braga e Famalicão entre os vencedores do galardão Bandeira Verde ECOXXI

A Altice Portugal e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) distinguiram mais de 50 municípios com o galardão Bandeira Verde ECOXXI esta quarta-feira, 16 de dezembro.

Já são conhecidos os municípios vencedores do galardão Bandeira Verde ECOXXI 2020, que visa galardoar anualmente os municípios e bienalmente as freguesias “com as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com um conjunto de indicadores”.

Alguns municípios da região, como é o caso de Braga, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, estão entre as listas de vencedores, tendo sido destacados pelas “melhores práticas de sustentabilidade segundo 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica”. Este ano, pela primeira vez, são analisados indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-Estar.

João Epifânio, administrador da Altice Portugal para o segmento de consumo, partilhou que “é com grande orgulho que o MEO vê hoje a Bandeira Verde a ganhar vida em mais de 50 municípios portugueses”.

Já José Archer, presidente da ABAE, deixou um desafio para o futuro: “que possamos continuar a cobrir o nosso país com mais bandeiras verdes e, todos juntos, a contribuir para um país mais sustentável”.

O Programa ECOXXI existe desde 2005 pelas mãos da ABAE e integrou, em 2020, o conceito de Bandeira Verde. Sob o mote “Faz do verde a tua bandeira”, este posicionamento simboliza o triunfo do Planeta através de um movimento que visa reconhecer e premiar as melhores práticas de sustentabilidade das freguesias (Eco-Freguesias XXI), municípios (ECOXXI) e destinos turísticos (Green Destinations).

Município de Guimarães não renovou candidatura

Guimarães candidatou-se pela primeira vez ao programa ECOXXI em 2015, tendo obtido o 8.º lugar, seguindo-se o 3.º lugar, em 2016.

Em 2017 e 2018, o município foi distinguido com a pontuação mais elevada no programa ECOXXI, sendo considerado o município mais sustentável do país dois anos consecutivos. No ano de 2019, Guimarães obteve um índice ECOXXI igual ou superior a 80%.

Este ano, 2020, Guimarães foi um dos municípios que não renovou a candidatura ao galardão Bandeira Verde ECOXXI 2020. Os municípios de Lisboa, Santa Cruz da Graciosa, Soure e Tomar também não renovaram a candidatura. 

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?