Bragança garante que candidatura a Capital Verde foi “bem elaborada, com entusiasmo e empenho”

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães considera o concelho tem "boas condições de ser Capital Verde Europeia em 2026" se a Comissão Europeia não olhar para "as classificações por capitais".

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

No final da reunião de câmara realizada nesta segunda-feira, dia 06 de maio, Domingos Bragança sublinhou que “a Comissão Europeia tem a melhor das leituras sobre o trabalho que Guimarães está a fazer. A candidatura foi bem elaborada, com entusiasmo e empenho e esperamos que, dentro do que somos e do que queremos ser, sejamos (eleitos Capital Verde Europeia).”

O autarca admite que o município “trabalha para o caminho da sustentabilidade ambiental, da sensibilização do ambiente, da natureza e do património e envolvemos toda a comunidade.” Por esse percurso, o edil espera que “a Europa olhe para nós.”

Domingos Bragança está consciente de que Guimarães “não tem a dimensão de outras cidades que são capitais”, mas ambiciona que “as outras cidades europeias olhem para nós como um exemplo a seguir e que isso tenha um efeito replicativo.” O presidente do município aponta que a replicação de medidas “teria um maior impacto se Guimarães fosse capital, com cerca de 160 mil pessoas. Haveria outra energia.”

Para Domingos Bragança, a dimensão e o número de habitantes não coloca em causa a apreciação do júri da candidatura. Todavia, o edil “sente que a União Europeia tem como referência as capitais europeias. Percebi isso na última candidatura e ser capital não devia ter vantagens. Deveria ser vantajoso apenas a candidatura e o caminho a percorrer. Espero que não olhem para a classificação por capitais, assim temos boas condições de sermos Capital Verde Europeia em 2026.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES