BRAGANÇA PROMETE CUMPRIR ORDEM DO TRIBUNAL NO ACESSO A CAMÕES
Câmara vai cumprir despacho do tribunal, afirmou o presidente.


Créditos: Câmara Municipal de Guimarães
O presidente da Câmara realçou, este sábado, que vai “cumprir escrupulosamente” a decisão emitida na sexta pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga, a permitir a abertura do parque desde que o acesso pedonal a um edifício em ruínas na rua da Liberdade fosse vedado com “todos os meios que se considerem adequados a tal”, nomeadamente por “via de colocação de sinalização e de barreiras físicas”, algo que, segundo a proprietária do edifício em questão, Dulce Lopes, ainda não acontecera até este sábado.
“A Câmara Municipal está a proceder exatamente de acordo com a decisão do tribunal. É o que vamos fazer. O acesso está fechado, mas vamos reforçar, já esta tarde, a vedação para cumprirmos escrupulosamente a decisão do tribunal”, realçou o autarca, na sequência da inauguração do parque de estacionamento com lotação para 420 automóveis.
As falhas na vedação e os possíveis riscos para a segurança pública do muro que ladeia esse acesso pedonal levaram Dulce Lopes a interpor, em julho, uma providência cautelar aceite pelo TAF de Braga, que poderia ter impedido a abertura do parque. O mesmo órgão decretou, na passada sexta-feira, que a providência cautelar se limitava apenas ao acesso, mas Dulce Lopes disse ao Mais Guimarães que a abertura do equipamento neste sábado é “ilegal” por não estarem ainda garantidas todas as condições de segurança quanto a esse acesso.
O facto do muro ter apenas 1,50 metros de altura (1,20 metros em alguma parte) torna “fácil” o acesso de quem quer que seja a um prédio em ruínas, situação que, no seu entender, pode culminar em diversos acidentes como “quedas, afogamentos, contração de infeções, cortes, soterração e até mesmo a morte”.
Esse muro, disse ainda, foi erguido num lugar de um outro, “derrubado ilicitamente por uma máquina daquelas obras”, sem o seu conhecimento e sem “qualquer plano de estabilidade”.
Numa carta à Assembleia Municipal, Dulce Lopes adiantou que nunca teve a “pretensão direta” de impedir a abertura do parque de estacionamento, tendo-se mostrado disponível para a “alteração do âmbito territorial da providência cautelar provisoriamente decretada” desde que “se vedasse qualquer possibilidade de acesso ao muro, enquanto não fosse refeito em condições de estabilidade e segurança”.
“Indutor de desenvolvimento social e económico”
O presidente da Câmara de Guimarães era um homem satisfeito ao descerrar a placa que assinalava a inauguração do Parque de Camões, uma obra que se estendeu quase por dois anos e que custou cerca de 5,8 milhões de euros. “Não tenho quaisquer problemas em esconder as emoções. Hoje, sou um homem contente. Conseguimos uma obra importante para a cidade”, realçou, no discurso de inauguração.
Para o autarca, o equipamento localizado a menos de 100 metros do Toural vai dinamizar todo o comércio instalado na cidade e, mais especificamente, um quarteirão que “estava escondido” e que agora ganha “visibilidade”, graças aos “percursos pedonais” que existem sobre o parque de estacionamento.
Domingos Bragança congratulou-se ainda com o baixo impacto estético da obra – “é um parque de estacionamento que não se vê” – e elogiou a construtora, HCI, por ter sabido lidar com uma “obra de grande complexidade”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 6, 2025
Samu Silva, médio do Vitória, ficará afastado dos relvados durante os próximos quatro meses, na sequência de uma fratura na tíbia esquerda.
Maio 6, 2025
Os bilhetes para o jogo da equipa feminina do Vitória frente ao Rio Ave estarão disponíveis, de forma gratuita, a partir desta quarta-feira, 07 de maio. A entrada é exclusiva para sócios com as quotas em dia, mediante levantamento prévio no Atendimento ao Associado do Estádio D. Afonso Henriques.
Maio 6, 2025
A conferência decorre até quinta-feira, 08 de maio, reunindo especialistas, decisores políticos e representantes de cidades comprometidas com a liderança europeia na transição climática.