Caldas das Taipas assinala o cinquentenário da homenagem a Ferreira de Castro

O Município de Guimarães, a Junta de Freguesia de Caldelas, o CAR – Círculo de Arte e Recreio de Guimarães e a BMRB – Biblioteca Municipal Raúl Brandão, assinalam no próximo dia 17 de abril o cinquentenário da homenagem a Ferreira de Castro (1898-1974), data em que foi colocado pelo CAR um busto do escritor que habitualmente veraneava na vila, na década de 60.

Foto: DR

Para assinalar a efeméride foi preparado um programa que inclui a edição e lançamento de um livro sobre “Ferreira de Castro e(m) Guimarães”, da coautoria de Álvaro Nunes e Fernando Capela Miguel, com ilustrações de J. Salgado Almeida. Será publicada no jornal local uma separata sobre o escritor e, no dia 17 de abril, realiza-se uma evocação e réplica da homenagem de 17 de abril de 1971. O programa poderá ser ajustado de modo a cumprir a legislação e as normas da DGS à data das iniciativas, informa a Junta de Freguesia, em nota à imprensa.

Estas iniciativas integrarão, ainda, o programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios, iniciativa criada pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, aprovado pela Unesco e promovida em Portugal pelo Ministério da Cultura através da Direção Geral do Património Cultural que se realiza no fim de semana de 17 e 18 de abril.

Ferreira de Castro natural de Oliveira de Azeméis revelou-se um dos mais importantes romancistas portugueses do último século, de que se destaca entre outros a edição da obra “A Selva” (1930) que chegou a ser anunciada pela UNESCO, em 1973, como dos dez romances mais lidos em todo o mundo.

Programa do Cinquentenário da Homenagem ao Escritor Ferreira de Castro, em Caldas das Taipas:

10h30 | Evocação e Réplica da Homenagem de 17 de abril de 1971 no Largo das Termas

11h15 | Edição e Lançamento do Livro “Ferreira de Castro e(m) Guimarães” da coautoria de Álvaro Nunes e Fernando Capela Miguel, com ilustrações de J. Salgado Almeida

11h30 | À conversa sobre “Ferreira de Castro e(m) Guimarães” e nas Caldas das Taipas

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?