Caldas das Taipas quer ter praia fluvial

A Junta de Freguesia da Vila de Caldas das Taipas tem em curso um plano de monitorização da qualidade da água que permitirá criar um histórico de parâmetros biológicos e químicos, condição para, no próximo ano de 2021, candidatar o parque de lazer da Praia Seca a praia fluvial.

A Junta de Freguesia está a trabalhar os preparativos da candidatura a praia fluvial com a Câmara Municipal de Guimarães, a Vimágua e o Laboratório da Paisagem. A par desta iniciativa, a Junta de Freguesia e a Brigada Verde, vão lançar a campanha de sensibilização com pintura, em pontos estratégicos da vila das Taipas, no lancil dos passeios e junto aos sumidouros a frase “O Rio Ave começa aqui.” Quer-se passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao rio Ave”.

A Junta de Freguesia apela a todos os cidadãos para serem mais vigilantes e terem mais cuidado na maneira como protegem o Rio Ave. “Se for detetada alguma anormalidade a primeira ação a fazer é comunicar rapidamente às autoridades para que se possa agir, recolher provas e culpar o infrator”, apela a Junta de Freguesia, em comunicado enviado à imprensa.

A GNR dispõe de uma linha telefónica SOS Ambiente Território para todos os cidadãos terem a possibilidade de exercer o direito de denunciar situações que possam violar a Legislação Ambiental e Animal, através do número azul 808 200 520 e do sistema de denúncia “SOS Ambiente online”, disponíveis 24 horas  cujas solicitações são reencaminhadas para as equipas locais da GNR-SEPNA. As denúncias de situações irregulares podem ainda ser feitas através da Vimágua, usando o número gratuito 800 910 410, ou através de correio eletrónico.

 Guimarães é  atravessado pelo rio Ave numa extensão de cerca de 30 km (1/3 do total da sua extensão), passando por 13 Freguesias, sendo UF Briteiros St. Estevão e Donim, UF Souto, St.ª Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, Barco, Prazins St.ª Eufémia, Caldelas, Ponte, UF de Sande Vila Nova e Sande S. Clemente, Brito, Silvares, Selho S. Jorge, Ronfe, Gondar e Serzedelo, porém, o concelho não tem nenhuma praia com Bandeira Azul. A praia com Bandeira Azul mais próxima do concelho de Guimarães é em Adaúfe, concelho de Braga.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?