Calema, Plutónio, The Gift e Rui Veloso animam a Noite Branca de Braga
Entre sexta-feira, dia 5, e domingo, dia 7 de setembro, Braga volta a transformar-se num grande palco a céu aberto com a realização da Noite Branca. Com mais de 170 atividades programadas, o festival promete atrair milhares de visitantes e, este ano, ganha um significado especial ao integrar a programação de Braga25 – Capital Portuguesa da Cultura.

© Direitos Reservados
Sob o lema de uma cidade aberta à criação, ao diálogo e à participação, a edição de 2025 assume-se como um dos pontos altos do calendário cultural, com foco em três pilares centrais: participação ativa, reinterpretação do património e promoção internacional da criação artística, sublinha a Câmara Municipal de Braga.
Durante três dias, o centro histórico será o coração da festa, com ruas, praças e jardins a acolher espetáculos de teatro de rua, circo contemporâneo, instalações interativas, dança, música itinerante e marionetas. Entre as propostas internacionais destacam-se “Légendaires”, da companhia francesa Cie Remue Ménage, e “O Estranho Caso do Dentista da Rua Brasov”, do coletivo espanhol Troula Animacion, que prometem surpreender pela criatividade e originalidade.
As ruas bracarenses serão ainda animadas por arruadas e fanfarras, com a participação de grupos como Bombar’t, Batalá, Moustache Brass Band, Funk You Brass Band e a arruada do Clube Raiz.
A Praça Municipal será o epicentro da diversão para os mais novos, recebendo propostas imersivas como El Laberint e Titeretú, da Cia Itinerània, Le Manège Du Contrevent, da Cie Grandet Douglas, e um carrossel ecológico da WoodToys, movido a energia infantil.
A música e as performances vão distribuir-se por quatro palcos principais. O Palco Avenida acolhe artistas como Lon3r Johny, Plutónio, Julinho KSD e Richie Campbell, enquanto o Palco Pópulo recebe nomes como Marco Rodrigues, Calema, The Gift, Rui Veloso e Capicua, acompanhada pelo coro comunitário Braga Fora. O Palco Jazz, instalado no Museu D. Diogo de Sousa, e o Palco Braga25, no Campo da Vinha, dedicado às artes performativas, completam a oferta cultural.
Também os espaços culturais da cidade se juntam à celebração. O Theatro Circo apresenta um concerto de Daniel Pereira Cristo, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva organiza o Poetril – Festival de Poesia Infantil, enquanto o gnration e a Zet Gallery promovem exposições e concertos. Já o Mercado Municipal terá uma zona de gaming em parceria com a “Guess The Choice”. Na Praça do Comércio, a gastronomia junta tradição e solidariedade, com uma área de restauração dinamizada por associações e IPSS locais, revertendo as receitas para projetos comunitários.
A acessibilidade é também uma prioridade: haverá interpretação em Língua Gestual Portuguesa nos principais concertos e áreas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo uma experiência inclusiva para todos.
Toda a programação da Noite Branca é de entrada gratuita.