Câmara criou comissão organizadora do Centenário do Nascimento de Joaquim dos Santos Simões

O Centenário do Nascimento de Joaquim dos Santos Simões será assinalado, em Guimarães, com um conjunto de atividades que se prolongarão ao longo do próximo ano, com ponto alto na sua data de aniversário, a 12 de agosto.

© Mais Guimarães

Na reunião de câmara da passada quinta-feira, o executivo aprovou a constituição de uma comissão organizadora das comemorações do Centenário do Nascimento de Joaquim dos Santos Simões.

De forma a “promover um conjunto de manifestações que celebrem a vida e legado do Cidadão, Professor e Intelectual que marcou indelevelmente a sociedade Vimaranense”, a referida comissão será integrada por membros da família de Joaquim dos Santos Simões, bem como entidades às quais se dedicou e individualidades que com ele mais de próximo contactaram.

Enaltecendo Joaquim dos Santos Simões como “uma figura absolutamente ímpar não só na cultura vimaranense, mas também política e civicamente”, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, adiantou que já houve reuniões preparatórias da constituição da comissão. Além dos elementos que já a constituem, “estamos em crer que ao longo deste processo outras pessoas e outras entidades se juntarão”, adiantou ainda.

Além do programa que será elaborado especificamente para assinalar o centenário do nascimento, Paulo Lopes Silva lembrou ainda o programa “Abril com Cantigas do Maio”, “que tem tido sempre um tema anual, e que no próximo ano será em honra do legado de Luís Santos Limões”.

Referência incontornável na cultura, na política e na sociedade portuguesa, símbolo da resistência ao fascismo, professor emérito, intelectual humanista, Joaquim dos Santos Simões dedicou a vida ao bem comum, alicerçado em ideias de liberdade e de justiça, com vista à promoção social e cultural dos mais desfavorecidos, à criação de condições de igualdade entre os cidadãos e, sobretudo, à conquista de liberdades cívicas e políticas.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?