CÂMARA DE GUIMARÃES QUER REABILITAR IGREJA ROMÂNICA DE SERZEDELO

A autarquia está a elaborar um projeto para requalificar o monumento classificado.

A Câmara Municipal de Guimarães está a elaborar um projeto para reabilitação e requalificação da Igreja de Santa Cristina de Serzedelo. O Monumento Nacional apresenta vários problemas de infiltração, nomeadamente no telhado, o que está a comprometer a pintura e o soalho.

Há vários anos que a autarquia tem vindo a alertar para o estado de degradação desta igreja, mas o Ministério da Cultura, mais concretamente a Direção Geral do Património Cultural ainda nada fez para evitar a deterioração deste património. “Andamos há anos a informar que é necessário avançar com a obra desta Igreja Românica. Dizem que a beneficiação e reabilitação vão avançar, mas nunca mais avançam”, explicou o presidente da câmara vimaranense. Como este é um monumento classificado, a intervenção deveria ser da responsabilidade do Ministério da Cultura, mas até ao momento nada foi feito. Domingos Bragança garante que a câmara vai fazer todos os esforços para que os responsáveis avancem com a obra. Caso isto não aconteça, será a autarquia a avançar com uma candidatura a fundos comunitários, para suportar pelo menos uma parte da verba necessária para esta intervenção. “Isto é inadmissível. Levarei até ao limite que seja o Ministério a assumir a responsabilidade que lhe compete”, explicou o autarca.

O projeto terá que ser posteriormente validado pela Direção Geral do Património Cultural. Entretanto, o autarca recordou que o ministério da tutela possui um programa de mecenato com a Fundação Iberdrola que contempla esta intervenção. O documento já tem dois anos, mas ainda não saiu do papel.

A informação foi avançada aos jornalistas no final da conferência de imprensa que se realizou esta manhã e onde foi apresentada a programação de Natal e Ano Novo da cidade-berço. Domingos Bragança referiu ainda que as obras de recuperação do Convento das Dominicas, para instalar a Escola Superior Artística de Guimarães, deverão começar no próximo ano.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?