Câmara e IHRU estabelecem protocolo para reabilitar Emboladoura e Atouguia
Protocolo permite à Câmara cofinanciar moradores com dificuldades económicas.
A Câmara Muniipal de Guimarães e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vão assinar um protocolo para reabilitar os bairros sociais da Emboladoura e da Atouguia.
O texto do protocolo foi votado na Reunião de Câmara, na segunda-feira, dia 26 e votado favoravelmente por unanimidade.
O bairro da Emboladoura, em Gondar, é considerado um dos mais degradados da região Norte. “Com este protocolo ficam reunidas as condições das entidades públicas para a concretização das obras nos bairros sociais de Gondar e Atouguia. Espero que os proprietários privados dos 86 fogos, destes bairros, estejam disponíveis para colaborar e que percebam que queremos ajudar. O tempo perdido com incompreensões atrasa as soluções. O meu desejo é que as obras se realizem em 2021”, afirma Domingos Bragança.
O presidente manifestou o seu enorme desconforto relativamente à degradação física destes bairros.
O bairro da Emboladoura vai sofrer uma intervenção completa, ao passo que no bairro da Atouguia a intervenção se limita aos blocos B e D. Em ambos os casos as obras vão abranger não só as partes comuns, da responsabilidade dos condomínios, mas também as frações.
O arranque destas obras estava em suspenso por existirem proprietários privados, de algumas frações, que não tinham recursos para custear para fazer face à parte que lhes cabia nos custos. O IHRU, proprietário de 175 frações num total de 231, é incompetente para intervir na propriedade privada.
Há 726 famílias em condições indignas de habitação no concelho de Guimarães
Com este protocolo, a Câmara pode financiar as obras que seriam responsabilidade destes moradores com dificuldades económicas. A este apoio vem juntar-se os incentivos no âmbito da Estratégia Local de Habitação, lançada pelo IHRU. Este documento identificou 726 famílias, em Guimarães, a viver “em condições de indignidade habitacional”. A maioria destas famílias é de Gondar.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 5, 2024
Tiago Castro calou a mágoa e a revolta durante cinco anos. Na verdade, tentou não alimentar um assunto que o mói, que o incomoda, e que o vai acompanhar ao longo da vida.
Dezembro 5, 2024
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) refere que tem recebido denúncias sobre o funcionamento do serviço de Finanças de Guimarães.
Dezembro 5, 2024
A agenda da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal de Guimarães está agendada para dia 13 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho.