Camélia-japoneira da Villa Margaridi eleita árvore portuguesa do ano
A camélia-japoneira dos jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães, é a árvore portuguesa deste ano 2024.
Depois de ter sido escolhida como “Árvore do ano de Guimarães”, em 2022 pelos vimaranenses através de uma votação promovida pelo Laboratório da Paisagem, a camélia da Quinta de Margaride venceu a votação online da sétima edição do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2024, e vai agora representar Portugal na competição Árvore Europeia do Ano.
Com cerca de 300 anos, seis metros de altura e seis de diâmetro, a árvore está localizada nos jardins centenários da Villa Margaridi, no centro de Guimarães.
Esta camélia-japoneira integra um “jardim histórico e exemplificativo da arte de topiária, que tem valor estético e biológico, e destaca-se pelos séculos de talhe cuidado que conduziram a um jogo de volumes, cores e formas geométricas monumentais”, pode ler-se na candidatura.
Está classificada de Interesse Público, juntamente com um conjunto arbóreo e mais dois exemplares isolados.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 22, 2024
A Casa do Pessoal do Hospital de Guimarães, adaptou-se à nova realidade e, desde o passado dia 14, passou a designar-se Casa do Pessoal da Unidade Local de Saúde do Alto Ave (CPULSAA).
Novembro 22, 2024
Há festa da Taça, amanhã, sábado, no D. Afonso Henriques, com a quarta eliminatória da prova, frente à União de Leiria, às 16h45.
Novembro 22, 2024
No próximo dia 29 de novembro, o teatro sai à rua em Guimarães. Os alunos do 2º ano da licenciatura em teatro da Universidade do Minho, sob direção do ator, encenador e investigador do Centro de Estudos Humanísticos, José Eduardo Silva, estarão no espaço público com personagens de “A Gaivota”, escrita pelo dramaturgo Anton Tchèkhov.