Camélia-japoneira da Villa Margaridi eleita árvore portuguesa do ano
A camélia-japoneira dos jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães, é a árvore portuguesa deste ano 2024.
Depois de ter sido escolhida como “Árvore do ano de Guimarães”, em 2022 pelos vimaranenses através de uma votação promovida pelo Laboratório da Paisagem, a camélia da Quinta de Margaride venceu a votação online da sétima edição do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2024, e vai agora representar Portugal na competição Árvore Europeia do Ano.
Com cerca de 300 anos, seis metros de altura e seis de diâmetro, a árvore está localizada nos jardins centenários da Villa Margaridi, no centro de Guimarães.
Esta camélia-japoneira integra um “jardim histórico e exemplificativo da arte de topiária, que tem valor estético e biológico, e destaca-se pelos séculos de talhe cuidado que conduziram a um jogo de volumes, cores e formas geométricas monumentais”, pode ler-se na candidatura.
Está classificada de Interesse Público, juntamente com um conjunto arbóreo e mais dois exemplares isolados.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 22, 2024
O sinistro, cujas causas estão a ser investigadas pelas autoridades, provocou constrangimentos no trânsito, originando longas filas.
Dezembro 22, 2024
No regresso ao campeonato, o Vitória recebe esta segunda-feira o Nacional da Madeira, numa partida agendada para as 18h45.
Dezembro 22, 2024
O evento iniciou-se com uma atuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de S. Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.