Camélia-japoneira de Guimarães candidata a Árvore Europeia do Ano
A camélia-japoneira dos jardins centenários da Villa Margaridi, em Guimarães, foi eleita a árvore portuguesa deste ano 2024.
Com essa eleição tornou-se a representante nacional no concurso para Árvore Europeia do Ano 2024, cuja votação arrancou, está aberta ao público e pode ser feita aqui: www.treeoftheyear.org/vote
Depois de ter sido escolhida como “Árvore do ano de Guimarães”, em 2022 pelos vimaranenses através de uma votação promovida pelo Laboratório da Paisagem, a camélia da Quinta de Margaride venceu a votação online da sétima edição do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2024.
Com cerca de 300 anos, seis metros de altura e seis de diâmetro, a árvore está localizada nos jardins centenários da Villa Margaridi, no centro de Guimarães.
Esta camélia-japoneira integra um “jardim histórico e exemplificativo da arte de topiária, que tem valor estético e biológico, e destaca-se pelos séculos de talhe cuidado que conduziram a um jogo de volumes, cores e formas geométricas monumentais”.
Está classificada de Interesse Público, juntamente com um conjunto arbóreo e mais dois exemplares isolados.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 22, 2024
Entre domingo e segunda-feira a região norte do país vai ser atingida por uma superfície frontal fria, que trará vento e chuva, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Novembro 22, 2024
“Musseque”, de Fábio Januário, é um dos projetos vencedores da 2ª edição do Projeto Casa, uma iniciativa promovida pel'A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo e o Cineteatro Louletano. Vai poder assistir na noite de sábado, dia 24, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 21h30 e ainda há bilhetes.
Novembro 22, 2024
A sessão conta com 32 pontos na ordem do dia para discutir e votar e vai acontecer a partir das 21h00, no Auditório da Universidade do Minho, em Azurém.