CAMINHADA INCLUSIVA DESFILOU PELAS RUAS DE GUIMARÃES

 

Na manhã desta sexta-feira, 07 de dezembro, do Paço dos Duques de Bragança partiram dezenas de pessoas na Caminhada Inclusiva, uma iniciativa integrada nas comemorações do Dia Internacional de Pessoas com Deficiência.

Aos som de caixas e bombos, a marcha prosseguiu até à Câmara Municipal, onde decorreu a leitura do Pregão, em que foi passada uma mensagem de inclusão. “Sou de natureza peculiar, difícil de entender, só para quem sabe formatar. Mas enquanto for capaz de sonhar, vou dar à minha vida asas que ela precisa para voar”, podia-se ouvir.

Nesta caminhada, estiveram presentes algumas caras conhecidas vimaranenses que se juntaram a esta causa. “É uma familiarização de anos, e estarem connosco é uma coisa fabulosa. Não sou eu que estou com eles, são eles que estão comigo. O carinho, o conforto que recebemos da parte deles, quase que não há palavras para definir”, apontou Neno.

Manuel Fernandes, atleta vimaranense, sublinhou a importância em “poder contribuir” para esta iniciativa e que Guimarães se diferencia na luta pela inclusão. “Passo por muitas terras em Portugal e acho que os vimaranenses em qualquer evento fazem questão de colaborar, e fica a cidade a ganhar”, referiu.

Rui Leite, presidente da Cercigui, uma das instituições que integram o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, explicou que fazer parte da Caminhada é “um orgulho”. “Todos, numa só voz, trabalhamos em conjunto. As pessoas aos poucos vão conhecendo melhor a nossa realidade e o que nós fazemos, e todos juntos de certeza absoluta que vamos muito mais longe”, apontou.

Nesta Caminhada Inclusiva estiveram presentes a Cercigui, a APCG, a Escola de Abação, a Escola Fernando Távora, a Escola João de Meira e a SCMC – CAO Lar de Alecrim.

No próximo domingo, 09 de dezembro, também o Vitória Sport Clube, aquando do jogo de futebol com o Rio Ave, se associa a estas comemorações, através da entrada no relvado dos jovens das instituições e das escolas com os jogadores. O programa termina no dia 10 de dezembro com uma aula aberta de judo adaptado na Cercigui.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?