Camisola Poveira entre as 20 melhores histórias do Património Europeu 2022

A história “The Penelopes & Camisola Poveira” foi selecionada como uma das melhores 20 “Histórias do Património Europeu” de 2022, na sequência de uma candidatura efetuada pelo Município da Póvoa de Varzim, foi anunciado esta segunda-feira em comunicado.

©  Direitos Reservados

A mesma nota refere que “com esta distinção, a Câmara Municipal obtém um importante reconhecimento internacional da valorização patrimonial da Camisola Poveira e do trabalho que tem feito para honrar as nossas tradições locais e dignificar o nosso património cultural”.

“The Penelopes & Camisola Poveira” reproduz o texto de Minês Castanheira integrado no livro “As Penélopes” e associado à instalação de uma peça artística e de artesanato que recria 12 Camisolas Poveiras, que coloca em diálogo a tradicional Camisola Poveira e suas artesãs com a escrita de autoras, escritoras e poetas contemporâneas.

Lançado em 2018, o Concurso de Histórias do Património Europeu é promovido pelo Conselho da Europa e pela União Europeia. Esta iniciativa dirige-se às comunidades locais empenhadas em partilhar experiências de preservação e de promoção do património cultural tangível e intangível, tendo que cumprir diversos critérios, nomeadamente o de contribuir, de forma clara, para a dimensão europeia da cultura. Esta iniciativa está interligada com as Jornadas Europeias do Património, das quais o Município da Póvoa de Varzim tem sido parceiro, e cuja edição deste ano será dedicada à Camisola Poveira.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?