Campanha rodoviária alerta para riscos de usar telemóvel enquanto conduz
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam uma campanha de sensibilização para alertar os condutores para os perigos do uso do telemóvel ao volante, com ações previstas nos distritos de Braga, Santarém e Aveiro.

© DR
Em Braga, as operações arrancam na terça-feira, às 14h00, na Estrada Nacional 14, em Celeirós, na Rotunda do Feliz, numa ação conjunta da ANSR e da GNR. No dia seguinte, quarta-feira, a iniciativa decorre às 09h30, na Avenida do Cávado, com a participação da ANSR e da PSP.
Segundo comunicado das autoridades, a campanha, que decorre até 2 de março, combina ações de sensibilização dirigidas aos condutores com operações de fiscalização no terreno realizadas pelas forças de segurança.
Integrada na iniciativa “Ligue-se à vida, não ao telemóvel”, a campanha destaca que a utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes o risco de acidente e provoca um atraso no tempo de reação superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l.
As autoridades sublinham ainda que, a uma velocidade de 50 km/h, desviar o olhar da estrada durante apenas três segundos para consultar o telemóvel equivale a percorrer cerca de 42 metros sem atenção à via — distância semelhante ao comprimento de uma fila de dez automóveis.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 23, 2026
A cidade de Guimarães vai acolher, a 24 de maio de 2026, o 54º Encontro Nacional de Expedicionários a Timor, iniciativa organizada pelos Katuas locais com o apoio da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal.
Fevereiro 22, 2026
O Sporting superou o teste em Moreira de Cónegos e confirmou o favoritismo frente ao Moreirense, num encontro que apenas ficou desbloqueado na segunda parte, após o primeiro golo leonino.
Fevereiro 22, 2026
O treinador do Vitória, Luís Pinto, considerou que a sua equipa realizou uma exibição de elevado nível na deslocação ao terreno do rival minhoto, apesar da derrota frente ao Braga.
Fevereiro 22, 2026
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga inviabilizou uma coreografia preparada para o jogo da 23ª jornada da I Liga entre o Braga e o Vitória, disputado no Estádio Municipal de Braga, por considerar existirem riscos significativos para a segurança dos adeptos.
Fevereiro 20, 2026
O técnico assumiu a dificuldade do desafio, mas garantiu ambição total para discutir o resultado.
Fevereiro 20, 2026
A Assembleia Municipal de Guimarães realiza no próximo dia 27 de fevereiro de 2026, às 21h00, uma sessão ordinária no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.





