Campanha rodoviária alerta para riscos de usar telemóvel enquanto conduz
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam uma campanha de sensibilização para alertar os condutores para os perigos do uso do telemóvel ao volante, com ações previstas nos distritos de Braga, Santarém e Aveiro.

© DR
Em Braga, as operações arrancam na terça-feira, às 14h00, na Estrada Nacional 14, em Celeirós, na Rotunda do Feliz, numa ação conjunta da ANSR e da GNR. No dia seguinte, quarta-feira, a iniciativa decorre às 09h30, na Avenida do Cávado, com a participação da ANSR e da PSP.
Segundo comunicado das autoridades, a campanha, que decorre até 2 de março, combina ações de sensibilização dirigidas aos condutores com operações de fiscalização no terreno realizadas pelas forças de segurança.
Integrada na iniciativa “Ligue-se à vida, não ao telemóvel”, a campanha destaca que a utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes o risco de acidente e provoca um atraso no tempo de reação superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l.
As autoridades sublinham ainda que, a uma velocidade de 50 km/h, desviar o olhar da estrada durante apenas três segundos para consultar o telemóvel equivale a percorrer cerca de 42 metros sem atenção à via — distância semelhante ao comprimento de uma fila de dez automóveis.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Maio 14, 2026
O Comando Territorial de Braga da GNR, através do Posto Territorial de Caldas das Taipas, em colaboração com várias valências da Guarda Nacional Republicana, deteve no passado dia 11 de maio um homem de 54 anos e uma mulher de 46 anos pelos crimes de resistência e coação sobre funcionário, furto de veículo e furto de combustível, no concelho de Guimarães.
Maio 14, 2026
Guimarães recebeu esta quinta-feira a conferência internacional “Sustentabilidade no Desporto – O Desporto como Agente de Mudança”, integrada na programação da Guimarães 2026 – Capital Verde Europeia, com responsáveis políticos e especialistas a defenderem o desporto como ferramenta de promoção ambiental, educativa e social.
Maio 14, 2026
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio, e da Noite Europeia dos Museus, celebrada a 23 de maio, A Oficina promove um conjunto de iniciativas gratuitas nos seus espaços expositivos, convidando o público a redescobrir os museus e centros culturais do concelho de Guimarães.
Maio 14, 2026
A Cooperativa Didáxis, em Riba de Ave, vai receber entre os dias 20 e 26 de julho a 13.ª edição do Torneio Internacional Cidade de Famalicão (TICF). Pela primeira vez, o Pavilhão Desportivo da Didáxis será o palco do torneio, integrado no Portugal Chess Tour 2025/2026.
Maio 13, 2026
O investimento municipal de 600 mil euros no Festival MIMO esteve em destaque na reunião do Executivo Municipal de Guimarães, realizada esta segunda-feira, com a vereadora socialista Gabriela Nunes a levantar questões sobre os custos, a sazonalidade do evento e o equilíbrio do apoio municipal entre iniciativas internacionais e projetos culturais locais.
Maio 13, 2026
As condições oferecidas aos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) em Guimarães estiveram em destaque na reunião do executivo municipal, com críticas apontadas pelo vereador do Chega, Nuno Vaz Monteiro, e a resposta de Isabel Ferreira, vereadora da Educação, e do presidente da Câmara, Ricardo Araújo, que destacou melhorias no funcionamento das AEC no concelho.





