Candidaturas ao ensino superior: Alunos terão de realizar quatro exames nacionais

Os alunos terão de realizar quatro exames nacionais para se candidatarem ao ensino superior. O exame de Português será obrigatório e as três provas restantes serão definidas pelas instituições de ensino.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

Tal como tem acontecido nos últimos anos, os exames continuam a não ser obrigatórios para certificar a conclusão do ensino secundário, sendo exigidos apenas a quem queira ingressar no superior.

O Português será obrigatório para todos os que queiram seguir para o ensino superior, uma que vez que se trata de “uma disciplina absolutamente nuclear que acompanha os estudantes ao longo de todo o seu processo de formação no ensino básico e secundário e que, aliás, é regra na generalidade dos países que têm sistemas de exames”, justificou o secretário de Estado.

Os alunos terão de realizar também, pelo menos, outros três exames nacionais que serão definidos pelas instituições de ensino superior para acesso a cada curso.

Estas medidas, entram em vigor apenas nos próximos anos, de forma gradual. Para já, mantêm-se as regras definidas durante a pandemia da covid-19.

Além disto, há ainda novidades no peso dos exames nas notas finais. Este deverá subir para um mínimo de 50% e um máximo de 60 para 65%, no sentido de reforçar o peso dos exames.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?