“Cápsula do Tempo” selada agora para ser aberta em 2049
Curtir Ciência e Sociedade Martins Sarmento lançam “Cápsula do Tempo”. A cerimónia realiza-se no jardim da SMS, às 17h00 horas do dia 25 de maio.

Em 2049 como olharemos para trás, para o ano de 2024? Quais os artefactos hoje de uso quotidiano que passarão a ser arqueologia? Quais são as expectativas e receios quanto ao futuro de um quarto de século?
O Curtir Ciência, em parceria com a Sociedade Martins Sarmento (SMS), procede, no dia 25 de maio, à selagem de uma “cápsula do tempo” que será aberta em 2049, no mesmo dia.
A cápsula, a depositar no jardim da SMS, guardará objetos e testemunhos selecionados e escritos por várias personalidades e entidades, ligadas à cultura, educação e ciência, como o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o reitor da UMinho, os presidentes das Escolas de Engenharia e de Ciências da UMinho, a direção da SMS, da Biblioteca Municipal Raul Brandão, assim como a direção do Curtir Ciência e responsáveis dos vários Clubes Ciência Viva na Escola parceiros dos CCVG.
Com esta iniciativa, integrada no programa da Feira Internacional Curtir Ciência (FIC^2 Guimarães), pretende-se “preservar a memória e permitir que daqui a 25 anos os responsáveis das instituições organizadoras e participantes possam avaliar, com base nos testemunhos e objetos recolhidos, aquelas que eram as apreensões e as expectativas dos participantes quanto ao futuro, assim como verificar a evolução operada, por exemplo, ao nível dos instrumentos ligados à ciência e à tecnologia”, anuncia a organização desta iniciativa.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 2, 2025
O treinador do Vitória, Luís Freire, fez a antevisão da partida frente ao Nacional, a contar para a 32ª jornada da Liga Portugal.
Maio 2, 2025
Guimarães vai receber, de 06 a 09 de maio de 2026, o Festival Europeu de Dança contemporânea Spring Forward, promovido pela rede Aerowaves, a mais importante plataforma europeia de apoio a jovens coreógrafos.
Maio 2, 2025
Depois das cerimónias na Parada, seguiu-se a sessão solene do 138º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, com os habituais discursos.