Carnaval de Nespereira: “Já habituamos as pessoas a ver um dia de folia” diz Jorge Castro

O carnaval de Nespereira volta a sair às ruas da freguesia vimaranense no próximo domingo, dia 11 de fevereiro, para levar "as pessoas a ver um dia de folia com carros alegóricos", frisa Jorge Castro, presidente da Associação Cultural Carnavalesca de Nespereira.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Seja com sol ou chuva, o desfile sai estrada fora às 15h00 em ponto do próximo domingo, com o percurso a passar pela rotunda, Mirasol, Arrau, Urbanização da Igreja e Junta de Freguesia de Nespereira. Jorge Castro espera “um dia bom”, mas, com previsão de chuva para o dia do evento, acredita que a população “aparece à rua. Já assisti a carnavais com muita chuva e o povo marcou presença, já está habituado.”

Sem querer tirar a surpresa dos temas que serão abordados no carnaval, Jorge Castro adianta que os carros alegóricos envolverão sátira. O desfile contará com o habitual comboio para transportar as crianças da freguesia, um carro que “é preparado por nós. É uma tradição com muitos anos e vamos mantê-la”, assegura o presidente da Associação Cultural Carnavalesca de Nespereira.

© Mais Guimarães

Além disso, o desfile terá, pelo menos, cinco carros alegóricos feitos por diferentes instituições e contará com grupos de bombos, escolas de samba, fanfarra, entre outros. “No fundo, a freguesia de Nespereira está connosco e nós estamos com a freguesia. É isso que nos dá motivação para continuar a fazer isto ano após ano”, expressa Jorge Castro. A rainha do carnaval deste ano será Jéssica Galhofas, ex-concorrente do Big Brother.

A organização da festa promove também a entrega de um prémio para o melhor grupo de mascarados, com inscrições abertas até ao dia 10 de fevereiro.

Com a preparação “encaminhada para termos tudo pronto no dia”, Jorge Castro destaca o trabalho de “uma boa equipa para que a festa saia à rua. Começamos a criar tudo em novembro do ano passado para estar pronto.”

A organização do carnaval de Nespereira tenta “sempre fazer melhor que o ano passado, mas não podemos expandir mais porque somos uma freguesia, não somos um cidade, temos poucos recursos para sonhar mais alto”, destaca o presidente.

© Mais Guimarães

A Associação Carnavalesca de Nespereira conta com ajuda de patrocinadores, cidadãos, a junta de freguesia e a Câmara Municipal de Guimarães para realizar o evento: “São sempre verbas que temos de ter em conta e não podemos sonhar muito alto. A vida está cara e cada vez mais se nota mais que as pessoas não conseguem dar mais apoios. Sinto que gostam do carnaval e é isso que nos dá alento para fazer mais e melhor, mas temos de saber ter os pés no chão para saber até onde podemos ir.”

Depois do desfile, realiza-se a Queima do Arturzinho pelas 21h00, uma “tradição velhinha em Nespereira em que fazemos um percurso à noite para enterrarmos o Arturzinho”, explica Jorge Castro. O evento encerra com uma sessão de fogo de artificio.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES