Carnaval: Mais de uma centena de foliões alegraram domingo cinzento em Nespereira

Nem a chuva miudinha e as nuvens escuras impediram o desfile de Carnaval de sair às ruas da freguesia. Numa tarde cinzenta, mais de uma centena de foliões, nove carros alegóricos e vários grupos de mascarados encheram Nespereira de cor e alegria.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

O presidente da Associação Cultural Carnavalesca de Nespereira, Jorge Castro, anteviu uma tarde repleta de pessoas a assistir ao carnaval e foi o que aconteceu. Milhares de pessoas aguardavam ao longo da EN 105 pela saída do desfile, que partiu às 15h00 em ponto do largo da Junta de Freguesia.

Nove carros alegóricos repletos de sátira levaram animação e humor às ruas de freguesia. Política, música e TAP foram alguns dos temas abordados pelos carros criados por diversos grupos. Desde a polémica do medicamento Zolgensma até à presença do DJ Padre “Guilhermino”, imitando o vimaranense padre Guilherme, passando por uma sátira relacionada com as obras da cidade, o Carnaval de Nespereira cumpriu a missão de animar uma tarde cinzenta.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Com música a abrir caminho para o desfile, a Fanfarra “Família Peixoto” de Vizela foi o primeiro grupo a desfilar nas ruas de Nespereira com cerca de 30 participantes. De seguida, partiu estrada fora o habitual comboio com crianças da freguesia, um carro que é preparado pela Associação Cultural Carnavalesca de Nespereira :”É uma tradição com muitos anos e vamos mantê-la”, assegura Jorge Castro.

Depois de uma carruagem de cavalos e de um carro com um DJ, os foliões fizeram uma ode ao álcool com o “Andor dos Copos”, cheio de garrafas cheias. De seguida, após passarem vários grupos de mascarados, um camião alegórico fazia referência às obras da cidade berço.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Num ano de eleições legislativas, a referência à política não faltou. Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e João Galamba foram cabeças de cartaz de um dos carros alegóricos. Atrás, seguia outro veículo alusivo à TAP e ao novo aeroporto de Portugal.

E como não pode faltar dança no carnaval de Nespereira, a Escola de Samba Lusitana também esteve presente, com cerca de 30 figurantes a dar alegria e cor à freguesia. De seguida, a rainha do Carnaval Jéssica Galhofas seguiu no seu carro próprio e o desfile encerrou com um grupo de bombos.

O carnaval de Nespereira terminou à noite com a Queima do Arturzinho, uma “tradição velhinha em Nespereira em que fazemos um percurso à noite para enterrarmos o Arturzinho”, explica Jorge Castro, e com uma sessão de fogo de artificio.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES