Carta Aberta ao Governo e Presidência da República para legislação mais dura contra racismo
No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, 38 coletivos, nos quais se incluem sete de Guimarães, enviaram uma Carta Aberta ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro, onde exigem “legislação mais dura contra crimes raciais, posicionando-se sobre a recente incidente que envolveu o jogador do Vitória Sport Club, Bruno Varela”.

As organizações signatárias “apelam a todas as autoridades com competência para investigar, punir, prevenir e legislar de forma a criar uma nova realidade em Portugal no que diz respeito à prevenção e ao combate ao racismo no desporto – uma área onde as ações do Estado se têm revelado absolutamente ineficazes”.
“Quanto a atos graves de racismo, mesmo sendo reportados ao Ministério Público, não resultam em ações efetivas e dissuasoras, os eventos desportivos tornam-se espetáculos indignos de um país democrático, onde a igualdade e a liberdade deveriam ser garantidas para todas as pessoas”. Referindo-se ao mais recente caso registado no Bessa envolvendo o guarda redes do Vitória, Bruno Varela, que “foi alvo de insultos racistas vindos das bancadas”, dizem que isso “exige uma reação urgente por parte das entidades responsáveis. É fundamental que todas as entidades, dentro das suas atribuições e competências, apurem responsabilidades, garantindo o cumprimento da Constituição da República Portuguesa, que assegura direito à igualdade de todas as pessoas perante a lei”.
Dizem que a “legislação portuguesa falha ao admitir que, se os insultos racistas não forem proferidos publicamente através de meios destinados à divulgação (como transmissões televisivas), sejam apenas tratados como contraordenações. Esta lacuna legal enfraquece a resposta do Estado e perpetua a impunidade”. “O alerta que fazemos, neste Dia Internacional contra a Discriminação Racial, deve estender-se a todas as modalidades desportivas porque o racismo se propaga em todas as áreas do desporto”, lê-se ainda.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 21, 2025
Na terça-feira, 29 de abril, pelas 18h30, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa será palco do lançamento do livro "Tu Fazes Parte", uma obra coletiva que presta homenagem a João Bonifácio Serra (1949–2023), conhecido em Guimarães sobretudo por ter sido presidente da Fundação Cidade de Guimarães durante a Capital Europeia da Cultura 2012.
Abril 20, 2025
Luís Freire, treinador do Vitória, mostrou-se frustrado com a derrota por 3-0 frente ao Benfica, sublinhando a falta de eficácia da sua equipa como fator decisivo no desfecho do encontro.
Abril 19, 2025
A associação Curtir Ciência alterou a sua denominação para deixar de fazer referência à Rede Ciência Viva, da qual deixou de fazer parte em março do ano passado, por não preencher as condições.