CarClasse
CarClasse
Casa dos Bombos Peixoto Costa: Venham as Nicolinas!

Na Casa dos Bombos Peixoto Costa, Maurício deixa claro que ali, as caixas e bombos são fabricadas do principio ao fim, e o processo pode ser acompanhado por quem ali passa. A porta está sempre aberta.

Maurício Costa barra

Por esta altura, Maurício Costa não tem mãos a medir. Os pedidos chegam por todo o lado: caixas novas para uns, mudanças de peles para outros, as afinações que as moinas já começaram, os pedidos para alugueres de bombos, às dezenas, também chegam regularmente.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

A sua oficina, na Calçada da Senhora da Luz (rua que fica por trás da famosa capela da freguesia de Creixomil) triplicou de tamanho nos últimos anos e a romaria faz-se para lá nesta altura.

“Até 06 de dezembro vai ser assim”, conta ao Mais Guimarães o jovem artesão vimaranense, que adianta estar a ter uma carga de trabalho diária “a rondar as 16 ou 18 horas”.

Este será o primeiro ano em que, desde 2019, as festas não terão as restrições da pandemia, e isso tem levado a alguma euforia dos Nicolinos, que estão ansiosos por saírem à rua. O facto de, em 2019, ter chovido muito na noite do Pinheiro também fez aumentar o trabalho e as preocupações dos clientes, já que muitas caixas estão a precisar de reparação e troca de peles.

© João Bastos / Mais Guimarães

Na Casa dos Bombos Peixoto Costa, Maurício deixa claro que ali, as caixas e bombos são fabricadas do principio ao fim, e o processo pode ser acompanhado por quem ali passa. A porta está sempre aberta.

Maurício Costa, o mais jovem artesão que se dedica à produção e tratamento dos instrumentos das seculares festas dos estudantes vimaranenses, ocupa já um espaço importante nas festas, contando com um grande número de clientes, que foi conquistando gradualmente ao longo dos anos. Algumas lojas de artesanato na cidade vendem também os seus produtos.

© João Bastos / Mais Guimarães

Para além do muito trabalho com as Nicolinas, a Casa dos Bombos Peixoto Costa fornece também durante todo o ano grupos e fanfarras, em Portugal e no estrangeiro, “sempre com a qualidade como principal foco”, garante Maurício Costa.

Esta é uma “paixão que virou profissão”, conta o responsável, lembrando que tinha apenas 15 anos quando, por curiosidade, desmontou a sua caixa “para ver como as coisas funcionavam”. A partir daí nunca mais parou. Maurício Costa tem a certeza que esta profissão o vai acompanhar para o resto da vida.

A Casa dos Bombos – Peixoto Costa fica situada em Creixomil, na Calçada da Senhora da Luz, por trás da capela. A sua atividade por ser acompanhada também no facebook, na página Caixas e Bombos – Nicolinas, e as marcações podem ser feitas através do contacto 910 652 052.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES