Casa da Memória e CIAJG inauguram exposições com participação de escolas e comunidade
As exposições podem ser visitadas gratuitamente até 21 de setembro, de terça a domingo, entre as 09h30 e as 13h30 e das 14h30 às 18h30.

© A Oficina
A Casa da Memória de Guimarães (CDMG) e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) apresentam este mês duas exposições que refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo com escolas e instituições locais, no âmbito dos projetos artísticos “Pergunta ao Tempo” e “Lições Iluminadas”, promovidos pela equipa de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina.
Entre 11 e 13 de junho, a CDMG acolhe a exposição “Colher o Tempo – Plantar pensamento em comunidade”, criada no âmbito da 9.ª edição do “Pergunta ao Tempo”. Com direção criativa do Coletivo Palma, o projeto envolveu crianças do 1.º ciclo e utentes de associações locais em oficinas artísticas ligadas ao património natural e às memórias do território, com recurso a técnicas como o bordado e a recolha de elementos da natureza.
Segue-se, nos dias 17 e 18 de junho, a inauguração de “Mão-Cheia” no CIAJG, fruto da 6ª edição do “Lições Iluminadas”, com curadoria da artista Luísa Abreu. Cerca de 300 crianças participaram em oficinas e visitas orientadas ao museu, explorando o jogo como ferramenta de criação, imaginação e aprendizagem.