CASFIG comemora 25 anos com mural comunitário em Urgezes

A Coordenação de Âmbito Social e Financeiro das Habitações do Município de Guimarães (CASFIG) comemorou esta quinta-feira, 07 de novembro, os seus 25 anos de existência com a inauguração de um painel de azulejos no Bairro Municipal de Urgezes, em Guimarães.

© CASFIG

A obra artística, composta por 338 azulejos pintados por inquilinos, vizinhos e colaboradores da CASFIG, reflete a história e a identidade da comunidade. O evento contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, entre outros representantes locais.

Na cerimónia de inauguração, Domingos Bragança destacou o painel como um marco comunitário e uma “marca identitária de comunidade, coesão, identidade e esperança”. Recordou ainda a contribuição de António Magalhães, presidente da Câmara em 1999, quando a CASFIG foi criada. “É bom dizer-lhes que estamos perante uma marca identitária de comunidade, de bairro, essa designação feliz para o que entendo como comunidade, coesão, identidade e esperança”, reforçou. O edil disse ainda que o Município vai continuar a fazer trabalho social, através da CASFIG, que “repute de exemplo a seguir a nível nacional”.

A vereadora Paula Oliveira enalteceu o mural como uma expressão de “passado, presente e futuro” e uma “viagem do coração à cabeça” que destaca a humanidade e solidariedade. Já Luís Abreu, presidente da Junta de Freguesia de Urgezes, afirmou o orgulho que o Bairro Municipal traz à freguesia, apelando à preservação do espaço por todos os moradores.

Cristina Dias, diretora executiva da CASFIG, descreveu o mural como uma “homenagem ao passado e às famílias que residem nas habitações sociais” sublinhando o trabalho de proximidade que a entidade desenvolve há 25 anos.

Orientado pelo artista Nuno Machado, o mural foi realizado no Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra e é composto por azulejos que representam as memórias e vivências dos moradores, do quotidiano a eventos históricos. Além de assinalar o 25.º aniversário da CASFIG, o painel celebra também os 50 anos do 25 de abril, simbolizando valores de liberdade e resiliência.

A iniciativa procura “inspirar as novas gerações a preservar a memória e a diversidade dos bairros de habitação pública, promovendo a solidariedade e união entre os residentes”. Para a CASFIG, esta comemoração representa “um tributo à resiliência e à diversidade das famílias que integram a habitação social em Guimarães, demonstrando que, mesmo nas adversidades, a união e a esperança continuam a prosperar”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS