Castelo, Paço dos Duques e Museu Alberto Sampaio na lista de património a requalificar
Lista de 46 museus, monumentos e palácios de intervenção prioritária, em termos de requalificação.

paço-dos-duques-barra
O Castelo, o Paço dos Duques e o Museu Alberto Sampaio estão na lista de 46 museus, monumentos e palácios de intervenção prioritária, em termos de requalificação, indicou esta sexta-feria o Ministério da Cultura.

Esta foi uma das resoluções aprovadas pelo Governo na quinta-feira, no Conselho de Ministros dedicado à Cultura, realizado em Mafra, determinando que o investimento em património cultural edificado “constituirá uma prioridade” do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027.
Na área do património, a resolução do Conselho de Ministros estabelece os objetivos de investimento em património cultural imóvel público, com as 49 intervenções previstas em equipamentos culturais, e às quais deverá caber um financiamento de 150 milhões de euros.
Esta fatia financeira está prevista dentro dos 243 milhões de euros anunciados para a Cultura, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estão previstos ainda 93 milhões de euros para “redes culturais e transição digital”. Neste contexto, o PRR prevê a “modernização da infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais”.
O PRR inclui também a “digitalização de artes e património” e “a internacionalização, a modernização e a transição digital do livro e dos autores”.