CDU defende direito dos trabalhadores têxteis ao gozo do feriado de Carnaval
A CDU defende que o gozo do feriado de Carnaval, terça-feira, é um direito de todos os trabalhadores do sector têxtil, vestuário e calçado, sem terem de reduzir o seu salário, utilizar um dia de férias, ou compensar em horas.
No entanto, adianta em nota enviada às redações, que alguns patrões pretendem “impedir os trabalhadores de usufruírem do gozo do feriado, outros dizem que é um dia de férias, outros ainda exigem a compensação em horas, sendo, acrescenta “atitudes condenáveis”.
E dá o exemplo da Riopele, em Famalicão que, diz, “apesar de ter faturado em 2023 cerca de 97 milhões € alcançados com o esforço dos seus 1200 trabalhadores, desrespeita este direito que esteve consagrado na contratação coletiva”.
Por isso, uma delegação da CDU com Sandra Cardoso, a 1ª candidata pelo círculo de Braga, Fernando Costa, candidato à Assembleia da República, e outros ativistas, estiveram à porta da empresa em contacto com os trabalhadores.
A CDU manifestou a sua solidariedade com estes trabalhadores e defendeu que a contratação coletiva “é um meio através do qual se impede a imposição unilateral da vontade do patrão nas relações do trabalho. É um instrumento indispensável para uma melhor distribuição da riqueza” por fixar salários, diuturnidades, pagamento de trabalho suplementar e noturno, subsídio de turno, pausas, descanso suplementar, majoração de dias de férias. Contém ainda, acrescentam, regulação e regulamentação do horário de trabalho e sua organização, do trabalho noturno, das categorias profissionais, dos conteúdos funcionais, entre outros aspectos das relações de trabalho.
Por isso, a contratação coletiva “garante direitos acima do que está previsto no Código do Trabalho. A CDU termina referindo ser urgente também repor o princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 9, 2024
Na manhã desta quarta-feira, iria realizar-se a segunda meia final do Torneio de Retórica, no grande auditório da Universidade do Minho. Devido ao mau tempo, e à dificuldade de deslocação dos alunos e professores, o evento foi adiado para data a determinar, adiantou ao Mais Guimarães Francisco Teixeira, presidente da direção da ASMAV.
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.