CDU critica novo adiamento da requalificação da USF de Ronfe
A CDU manifestou preocupação com o novo adiamento das obras de requalificação da Unidade de Saúde Familiar de Ronfe, depois de ter sido confirmado, na reunião de Câmara de segunda-feira, pelo presidente da Câmara de Guimarães, Ricardo Araújo, que a intervenção não será executada nos termos previstos.

© PCP
O projeto, inicialmente enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contemplava várias melhorias estruturais, incluindo substituição da cobertura, resolução de problemas de humidade, renovação da caixilharia para reforço da eficiência energética e maior conforto para utentes e profissionais. Estavam ainda previstas intervenções ao nível da mobilidade e eliminação de barreiras arquitetónicas, bem como melhorias na iluminação e requalificação dos espaços exteriores.
Recorde-se que, em setembro de 2025, o executivo municipal então em funções anunciou que o concurso público tinha ficado deserto, sem interessados, tendo pelo menos duas empresas indicado que o preço base não era suficiente, apesar de demonstrarem disponibilidade para executar a obra.
A CDU sublinha que estranha a decisão agora comunicada, lembrando que, a 24 de novembro de 2025, o autarca tinha classificado como estratégica a requalificação de quatro unidades de saúde — Ronfe, Amorosa, Serzedelo e Urgeses — num investimento global superior a 5,6 milhões de euros. Na ocasião, o presidente destacou tratar-se de um compromisso com a população para modernizar a rede de cuidados primários e melhorar as condições de atendimento.
Perante o novo adiamento, a CDU afirma existir uma “mudança de posição do executivo e lamenta que, desta vez, não tenha sido apresentada qualquer garantia de concretização futura da obra”. A estrutura política considera a intervenção urgente para utentes e profissionais e sustenta que a ausência de concorrentes nos concursos públicos e a perda de prazos de financiamento europeu não podem continuar a justificar sucessivos atrasos.
A coligação diz manter-se ao lado da população servida pela unidade, particularmente dos habitantes de Ronfe, exigindo esclarecimentos e a apresentação rápida de um novo cronograma que assegure a realização da obra, independentemente da fonte de financiamento. Também defende que a saúde pública não pode ficar dependente de entraves burocráticos ou falhas de planeamento.
A CDU garante que continuará a acompanhar o processo e a pressionar pela concretização da requalificação, considerando inaceitável que uma infraestrutura considerada essencial para o concelho de Guimarães continue a ser sucessivamente adiada.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 18, 2026
Após a detenção, foram notificados para comparecer nos respetivos tribunais, onde irão responder pelo crime de condução ilegal.
Fevereiro 18, 2026
Os sócios do Moreirense poderão assistir ao encontro gratuitamente, mediante a apresentação do cartão de sócio com a quota de fevereiro regularizada.
Fevereiro 18, 2026
A A Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho volta a organizar o Cidade Berço - Festival de Tunas Académicas, devolvendo à cidade de Guimarães um dos eventos mais emblemáticos da cultura académica minhota.
Fevereiro 18, 2026
A partida está marcada para sábado, 21 de fevereiro, às 20h30, no Estádio Municipal de Braga.
Fevereiro 18, 2026
Guimarães vai marcar presença na Navartur, Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre em Pamplona entre 20 e 22 de fevereiro, reforçando a promoção do destino junto do mercado espanhol, reconhecido pela elevada capacidade de consumo turístico e interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Fevereiro 18, 2026
Os trabalhadores das várias unidades do Grupo Celeste vão realizar uma concentração à porta da sede da empresa na próxima sexta-feira, 20 de fevereiro, pelas 11h00, numa ação de protesto contra a situação que afeta o grupo e que deixa cerca de 300 pessoas sem trabalho e sem rendimentos.





