CDU pede explicações à câmara sobre lista de 600 pedidos de habitação social em Guimarães
Na Assembleia Municipal de Guimarães, realizada a 19 de dezembro, foi debatido o problema de habitação no momento dedicado à intervenção do público. Um assunto, refere a CDU em nota enviada à Comunicação Social, despoletado pela intervenção de mãe de uma família monoparental com quatro filhos estudantes, que denunciou que se encontrava à espera que lhe fosse atribuída uma habitação social desde 2018.
Segundo a mesma nota, a família viveu num apartamento durante cerca de 10 anos, foi despejada, com a invocação da caducidade do contrato de arrendamento tendo encontrado uma solução provisória. Entretanto, a atual residência necessita de obras urgentes para garantir condições de salubridade à família mas, contudo, o proprietário já informou que pretende vender o imóvel e por essa razão não realizará nenhuma obra de beneficiação.
A CDU adianta que a CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães) tem conhecimento do caso e efetuou um pedido de colaboração ao IHRU para a aceleração do processo de atribuição de habitação a esta família.
Na sequência desta intervenção, recorda a força política, Domingos Bragança, presidente da câmara, afirmou que existem em Guimarães 600 pedidos de habitação social em lista de espera, um número que “tem-se vindo a agravar ao longo dos anos sem que sejam tomadas as medidas necessárias para resolver este grave problema”, diz a CDU.
Tendo em conta esta situação, o grupo municipal da CDU questiona o município sobre quantos, dos 600 pedidos de habitação social em lista de espera, se reportam a 2018 como o caso que foi denunciado na Assembleia Municipal, quantas casas da responsabilidade do IHRU se encontram atualmente vazias por necessidade de obras de reabilitação, e se existe a possibilidade de num futuro próximo a Câmara de Guimarães fazer um protocolo com o IHRU para a recuperação de habitações vazias e degradadas.
Ainda sobre “que respostas são dadas, pelo executivo municipal, a estas famílias, que se vêem desesperadas com a possibilidade de despejo.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
A Berço Academia, novo espaço do Berço Sport Clube, foi inaugurada neste sábado, dia 02 de novembro, no antigo estádio de Sande S. Lourenço. Marco Aurélio, sócio fundador do clube, em declarações ao Mais Guimarães, reforçou que deseja que toda a gente veja o Berço como um "clube de futuro".
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.