Cem Cenas traz um novo projeto para o público mais jovem
Fundado em 2011 como um grupo de teatro e posteriormente transformado em associação cultural em 2012, o grupo começou por um impulso de jovens e adultos apaixonados por teatro. Hoje, após anos de produção teatral, o Cem Cenas embarca num novo e ambicioso projeto: uma série juvenil intitulada "Nuvens de Chocolate", que será transmitida nas redes sociais.

Andreia Costa Sousa, atriz, encenadora e escritora do grupo, recorda como a pandemia afetou profundamente a dinâmica do teatro local e houve uma necessiade de adaptação. “A pandemia mexeu muito com os grupos de teatro, algumas pessoas saíram e foi difícil gerir personagens atribuídas a atores que já não estavam presentes. Tornou-se complicado.” Ainda assim, o grupo soube adaptar-se, e o novo projeto da série “Nuvens de Chocolate” surge como uma resposta criativa a estes desafios.
A ideia de criar uma série juvenil surgiu do desejo de Francisco Peixoto, ator, produtor, editor e responsável pelas redes sociais do grupo Cem Cenas, de unir as várias vertentes artísticas da associação – teatro, canto e dança – num formato que pudesse atrair um público jovem. “Como os atores do nosso grupo são maioritariamente jovens,fazia todo o sentido criar algo que os representasse. Em Portugal, não há nada assim nas redes sociais”, começa por explicar.
É desta forma que surge “Nuvens de Chocolate”, uma série inspirada em produções juvenis e que representa a vida de jovens numa escola de artes performativas. A narrativa inclui artistas, professores, familiares e outras personagens. Embora o grupo tenha um número limitado de atores e recursos, a série adapta-se à sua realidade, sendo filmada com equipamento básico, como telemóveis. A produção conta com o apoio de entidades locais e do presidente da junta de freguesia, Rui Porfírio, mas a maior parte das despesas é gerida de forma autossustentável, com recurso a patrocínios e contribuições de sócios.
A gravação da série começou em maio e tem envolvido uma logística desafiadora. Segundo Andreia, “há todo um cuidado com a logística da gravação, desde a maquilhagem, cabelo, roupa, tudo tem de estar alinhado.”

© Cem Cenas
A série contará com episódios de cinco minutos divulgados de segunda a sexta-feira, no TikTok e Instagram do grupo. O objetivo é capturar a atenção do público jovem com histórias intrigantes cujo ganchos finais prenderão o público ao ecrã. “Posso dizer que será pioneiro em Portugal”, afirma Francisco com entusiasmo. A atriz mostra-se expectante e acredita que esta série irá prender os espectadores. “Eu iria ver (risos). É uma série que vale a pena com surpresas e mistérios todos os dias e as pessoas vão querer consumir mais”, revela.
Para marcar este momento especial, o Cem Cenas está a organizar uma gala de lançamento, que ocorrerá esta sexta-feira, dia 23 de novembro, às 21h30, no Auditório dos Trovadores do Cano. Durante o evento, os presentes terão a oportunidade de assistir ao primeiro episódio, proporcionando uma experiência exclusiva a todos. A entrada é gratuita.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 23, 2025
O Moreirense perdeu em Famalicão, tem agora olhos postos na receção ao Estrela da Amadora, no domingo dia 02.
Fevereiro 23, 2025
O Vitória desloca-se ao Dragão, segunda-feira, às 20h15.
Fevereiro 22, 2025
A 9ª edição do evento decorre de 07 a 12 de março numa fusão entre literatura, música e performance, com o verso de Raul Brandão «Às árvores para dar flor há-de-lhes doer» a servir de âncora e inspiração.