Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra abre ao público dia 01 de outubro
A inauguração do Centro de Artes e Ofícios dos Fornos da Cruz de Pedra está marcado para dia 01 de outubro, às 15h00, na Rua das Lameiras, em Guimarães.
A abertura ao público contará com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e Paulo Lopes Silva, Vereador da Cultura e Presidente da Direção d’A Oficina.
Este novo espaço, localizado numa antiga olaria e casa de habitação de uma família de oleiros, pretende “reavivar memórias das pequenas indústrias que formavam a base do tecido industrial do norte de Portugal. Em Guimarães, esses pequenos polos produtivos eram cruciais para a economia local e contribuíram com o seu saber-fazer para a industrialização”, lê-se em comunicado enviado pela A Oficina.
O novo Centro de Artes e Ofícios vai incluir uma oficina de olaria, onde será possível observar a feitura da Cantarinha dos Namorados de Guimarães e adquirir algumas peças do artesanato local, também, um pequeno núcleo museológico dedicado aos ofícios tradicionais de Guimarães.
“A apropriação do espaço foi planeada para garantir uma atividade pedagógica contínua, perpetuando a arte da olaria, ofício essencial deste lugar”, reforçam.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 22, 2024
Entre domingo e segunda-feira a região norte do país vai ser atingida por uma superfície frontal fria, que trará vento e chuva, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Novembro 22, 2024
“Musseque”, de Fábio Januário, é um dos projetos vencedores da 2ª edição do Projeto Casa, uma iniciativa promovida pel'A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo e o Cineteatro Louletano. Vai poder assistir na noite de sábado, dia 24, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 21h30 e ainda há bilhetes.
Novembro 22, 2024
A sessão conta com 32 pontos na ordem do dia para discutir e votar e vai acontecer a partir das 21h00, no Auditório da Universidade do Minho, em Azurém.