CERCIGUI: Mariana Silva diz que é “urgente” a continuidade da oferta formativa

A candidata à Câmara Municipal de Guimarães da CDU, Mariana Silva, reuniu com membros da direção e técnicos da CERCIGUI, Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães.

Na reunião, Mariana Silva ouviu as preocupações relativas à continuidade da oferta formativa do Centro de Reabilitação e Formação Profissional que constitui uma das valências da CERCIGUI, designadamente a inserção socioprofissional de pessoas com deficiência ou incapacidade. Esta é uma resposta social vocacionada para a formação e acompanhamento dos formandos no mercado de trabalho com vista à sua efetiva inclusão, conferindo certificação escolar e profissional e o acompanhamento pós-colocação e dando também resposta às necessidades dos concelhos vizinhos.

Sendo este um projeto financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, decorrem ainda projetos de formação e inserção no mercado de trabalho que terminarão em 2022 com a inserção em estágios e para os quais existe financiamento ao abrigo daquele programa.

No entanto, não existem garantias de novas candidaturas que permitam a continuidade desta oferta formativa, uma situação que, para Mariana Silva, “já deveria estar resolvida, porque é urgente continuar a oferecer esta resposta à comunidade”.

Valorizando o trabalho destas estruturas que se substituem ao Estado nas suas responsabilidades, a candidata à Câmara Municipal referiu que “a indefinição quanto à disponibilidade de financiamento e à abertura de candidaturas afeta centenas de entidades a nível nacional que se deparam com uma grande incerteza face ao planeamento dos futuros cursos, à medida que aumentam as solicitações por parte das escolas, encarregados de educação e pelos adultos inscritos no IEFP. Para além da resposta aos formandos é necessário que sejam salvaguardados os 25 postos de trabalho dos trabalhadores que apoiam estes projetos naquela instituição.”

Para além da questão da continuidade de um projeto de resposta social a nível nacional, a candidata inteirou-se também da forma como a CERCIGUI conseguiu prestar o apoio a todos aqueles que dependem desta instituição durante a pandemia, salientando o empenho dos seus trabalhadores. 

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?