CIAJG assinala Dia Internacional dos Museus com lançamento de três vídeos nas redes sociais

Os vídeos têm lançamento programado para as 11h00, 18h00 e 21h00 deste dia através das redes sociais.

© DR

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) lança, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, uma mini série constituída por três vídeos que espelham uma tríade à volta deste museu, enquanto lugar de coleção (que alberga, acolhe, protege e dá a conhecer coleções), enquanto lugar curatorial (de conceção, organização e visão de exposições) e enquanto projeto de mediação, num processo de aproximação que quebra barreiras entre todos e, especialmente, entre o público muito jovem.

Os vídeos têm lançamento programado para as 11h00, 18h00 e 21h00 deste dia através das redes sociais (www.facebook.com/CIAJG.Guimaraes e www.instagram.com/ciajgguimaraes), como que abrindo uma janela com vista para este lugar de espanto e reflexão, ao mesmo tempo que se aguarda pela desejada reabertura das portas, em segurança.

Pelas 11h00, é lançado um primeiro vídeo em torno da exposição permanente do CIAJG que dá a conhecer as grandes coleções que José de Guimarães vem reunindo há mais de cinco décadas – Arte Africana, Arte Pré-Colombiana (México, Peru, Guatemala, e Costa Rica) e Arte Antiga Chinesa – e obras do próprio artista. No vídeo lançado às 18h00, as atenções recaem sobre a atmosfera da mostra temporária que dá nome ao presente ciclo expositivo, ‘Caos e Ritmo #1’, uma exposição-estrutura que reúne um grande número de artistas com diferentes linguagens estéticas e serve de lugar para a fundação de discursos, reflexões e práticas transversais às disciplinas, às geografias e às culturas.

Sendo este um equipamento e um projeto cultural que junta e expõe um vasto conjunto de peças e programa uma diversidade de propostas, é ao mesmo tempo um espaço marcado (e vivido) por um intenso envolvimento do serviço de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina. Embalado por esta realidade, mais ao cair do dia, pelas 21h00, é tempo de lançar um olhar às ‘Lições Iluminadas’, um projeto educativo e artístico desenvolvido para o CIAJG num processo criativo contínuo com crianças do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, dos 14 agrupamentos escolares do concelho de Guimarães. Este projeto procura unir e colocar em diálogo o lugar da Escola com o lugar do Museu, gerando neste intercâmbio novos espaços de pensamento e aprendizagem. 

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?