Ciclo de conferência da “Afirmar Guimarães” prosseguem até junho
No âmbito do ciclo de conferências promovido pela candidatura do PS "Afirmar Guimarães" liderada por Ricardo Costa, o CIAJG - Centro Internacional das Artes José Guimarães acolheu, no sábado dia 12 de abril, um debate em torno de uma "cidade de Cultura e Educação avançadas".

A sessão contou com a moderação de Francisco Teixeira e as intervenções do cineasta Rodrigo Areias e do professor da Universidade do Minho, José Cadima Ribeiro.
No discurso de encerramento, o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal, Ricardo Costa, salientou o “importante trabalho que tem sido feito com os mais jovens, nomeadamente na valorização e na afirmação cultural através da educação” e sublinhou que “Guimarães tem de ser mais uma cidade criadora de cultura, através também da educação e na consciencialização da comunidade escolar, e não só consumidora”.
As Conferências “Compromisso com Guimarães” e convenções “Grandes Territórios” pretendem envolver especialistas e decisores de diversas áreas com intervenção local, regional e nacional, mas também vimaranenses “interessados em contribuir, individualmente, para o debate sobre o presente e o futuro do concelho”, refere a candidatura.
Nos meses de março e de abril foram discutidos temas como o “Desenvolvimento industrial, cultural e comunitário”, em Ronfe, a “Economia, indústria e turismo”, no Avepark, ou a “Cultura e a Educação avançadas”, no Centro Internacional de Artes José Guimarães.
Os debates prosseguem até junho, com temas como o “Desenvolvimento social, desporto e saúde pública”, “Democracia local, Democracia global e inserção europeia de Guimarães”, “Paisagem e Património verde”, entre outros, acrescenta a mesma fonte.
Nas sessões, o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal, Ricardo Costa, tem sublinhado os eixos principais da sua candidatura, que “agregam as temáticas de cada um destes encontros, e tem lembrado, igualmente, a importância de aproximar e de conectar todas as áreas, no contexto da afirmação de Guimarães e da sua centralidade regional e nacional”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
Luís Manuel Coutinho nasceu em Guimarães, em 1970. Fez a licenciatura e o mestrado em Arqueologia pela UMinho, onde trabalha agora como técnico da Unidade de Arqueologia (UAUM). Venceu Prémio Eduardo da Cunha Serrão com estudo sobre arte rupestre no Alto Minho
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.