Ciência e Tecnologia na Feira Internacional Curtir Ciência

A Feira Internacional Curtir Ciência (FIC2) realiza-se nos dias 24 e 25 de maio, sexta e sábado, no Instituto de Design de Guimarães. Mais de 30 expositores marcam presença neste evento aglutinador organizado pelo Curtir Ciência, contando com a parceria do Município de Guimarães, UMinho e Centro de Formação Francisco de Holanda.

© Curtir Ciência

A FIC2 reúne investigadores, projetos, equipamentos e infraestruturas ligados à Ciência e Tecnologia, integrando estas áreas como promotoras do conhecimento e da literacia científica. Ao longo dos dois dias, entre as 10h00 e as 19h00 horas, o programa inclui palestras, ações de formação e exposições, contando com investigadores das mais diversas áreas científicas.

Além da mostra de projetos pedagógicos e da apresentação de novidades tecnológicas disponíveis no mercado, a FIC2 dá a conhecer o que de melhor se faz na, e pela, Educação e Ciência, em Guimarães. As escolas de Ciências e de Engenharia da UMinho, o IPCA, o Laboratório da Paisagem de Guimarães, o Centro de Valorização de Resíduos, a Casa das Ciências, a Vimágua e a Resinorte são alguns dos expositores confirmados.

A feira divide-se em três setores: Palestras e Mesas Redondas abertas às escolas e comunidade, com presença de investigadores de diversas áreas científicas e tecnológicas; Mostras Temáticas com a presença de escolas, centros de investigação, empresas, editoras e livreiros, e um terceiro setor ocupado por Espaços Lúdico-pedagógicos pensados para os visitantes mais novos.

A primeira edição integra, também, o terceiro “Picto_Ciência: a divulgação e a cultura científica”, organizado em parceria com o Centro de Formação Francisco de Holanda, e a final do “Concurso Soletrar C”, em parceria com a Biblioteca Municipal Raul Brandão. “O Antropocénico, a pegada do Homem na Terra” é um dos destaques do Picto_Ciência III, a par do contributo dos polímeros para o avanço da ciência e tecnologia e dos Clubes Ciência Viva na Escola como espaços para a promoção do sucesso escolar dos alunos. No caso do SOLETRAR C, continua a desafiar os alunos, já não apenas para as questões da Ciência, mas também da Cidadania, da Cultura e do dinamismo da malha urbana de Couros, cuja densa e rica memória instiga a criação.

A FIC² visa “inspirar o cidadão comum, as comunidades escolares e educativas para o saber científico, para o caráter holístico da ciência, a promoção da capacidade de pensar criticamente, fundamentando ideias, princípios e valores no saber científico”, refere a organização. Pretende também “promover a cultura científica; celebrar a ciência, a curiosidade científica e a descoberta; divulgar ciência ao público como domínio acessível e agregador; apresentar a literacia científica como área fundamental na construção do pensamento crítico e do raciocínio lógico; proporcionar o contacto entre cientistas e investigadores e a comunidade; fortalecer a inclusão e apreensão de conhecimentos científicos nas comunidades escolares”.

A entrada é livre.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES