Ciência em casa: a partir desta segunda-feira, o Ciência Viva promove atividades à distância — para miúdos e graúdos

Os desafios diários vão ser lançados através das plataformas digitais e, segundo um comunicado, “tocam diferentes áreas científicas”

© Direitos Reservados

Com as portas do Centro de Ciência Viva fechadas há cerca de um mês, uma iniciativa por parte da instituição quer mostrar que também dentro de quatro paredes é possível aprender e explorar a natureza e a biodiversidade — basta, por exemplo, espreitarmos para a nossa varanda ou fazer experiências na cozinha.

A partir desta segunda-feira, o Centro Ciência Viva de Guimarães promove atividades à distância. Em tempos de confinamento, jogos, experiências científicas, desafios e concursos são algumas das sugestões do programa elaborado pela organização.

“É uma forma de colocarmos os nossos recursos, técnicos e humanos, ao serviço da comunidade neste momento extremamente complexo que estamos a viver”, explica o diretor do Centro Ciência Viva de Guimarães, Sérgio Silva.

Numa primeira fase após o encerramento ao público, esclarece o responsável, “a equipa do Curtir Ciência esteve envolvida na preparação de novas atividades para desenvolver no pós-pandemia”. “Agora, numa segunda fase, e em articulação com o Município de Guimarães, optou-se por delinear um programa de atividades a pensar nas pessoas que se encontram em recolhimento preventivo, em casa”, explica Sérgio Silva.

Os desafios diários vão ser lançados através das plataformas digitais e, segundo um comunicado, “tocam diferentes áreas científicas”: desde a exploração de elementos geológicos à gastronomia, passando pela documentação da biodiversidade que temos à nossa porta.

Além deste programa de atividades à distância, o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães adianta que “está envolvido na produção de viseiras de proteção, com uso das suas impressoras 3D”. O material de proteção será oferecido a instituições de Guimarães.

Eis uma lista do que o Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães está a aprontar:

Geólogos de Trazer por Casa

Um desafio para que miúdos e graúdos fotografem os elementos geológicos existentes em suas casas: o tampo do balcão da cozinha, as escadas, os pavimentos, os terraços… Depois é só enviar as fotos para que a equipa do Curtir Ciência identifique as rochas ou minerais (ou até fósseis). As fotografias serão publicadas nas redes sociais com referência aos seus autores.

Biodiversidade à Janela

Que sinais de vida (animais, plantas) conseguem observar a partir das janelas ou terraços lá de casa? Um desafio à partilha de fotografias por parte de quem está em casa.

Ilustradores em Casa

Um concurso que é um desafio à criatividade de cada um na área da ilustração. Podem ser sobre a natureza, a Ciência, pormenores de casa, ou sobre as experiências sugeridas pelo Curtir Ciência. Os trabalhos serão publicados nas redes sociais do Curtir Ciência e premiados.

Cientistas de Trazer por Casa

Conjunto de curtas e divertidas experiências científicas para fazer em casa.

Laboratório na Cozinha

Atividades ligadas à gastronomia molecular, e a outras temáticas, que podem ser feitas em grupo, em casa.

Quebra-cabeças

Jogos e desafios tendo sempre a Ciência por base.

Sabia Que?

Um espaço com curiosidades do universo científico.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?