CIM do Ave: É “imprudente” que a zona norte não seja prioridade do Governo
. “A decisão de não começar a testar lares de idosos nos Distritos que registam mais casos de COVID-19 é imprudente, incompreensível e pode ser, em última instância, irreversível”, defende a CIM do Ave.
“A decisão de não começar a testar lares de idosos nos Distritos que registam mais casos de COVID-19 é imprudente, incompreensível e pode ser, em última instância, irreversível”, defende a CIM do Ave.
A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave) lamenta que, apesar de a zona Norte ser a mais afetada pelo novo coronavírus, esta não ser prioridade do Governo no plano preventivo de combate à COVID-19, que prevê a realização de testes em lares de idosos, a população mais afetada à escala mundial por esta pandemia.
A CIM do Ave, na qual se incluem os municípios de Guimarães, Cabeceiras de Basto, Fafe, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela, escreve, em comunicado, que pretende demonstrar “o seu desagrado com esta decisão do Governo, afirmando a sua total solidariedade para com as Instituições da Zona Norte”.
Recorde-se que, no dia 30 de março, o Governo de Portugal , o Governo pôs em marcha um plano preventivo, da responsabilidade do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e do Ministério da Ciência e Ensino Superior, e começaram a ser testadas as pessoas dos lares de Évora, Guarda, Algarve, Aveiro e Lisboa. “A decisão de não começar a testar lares de idosos nos Distritos que registam mais casos de COVID-19 é imprudente, incompreensível e pode ser, em última instância, irreversível”, defende a CIM do Ave.
A comunidade intermunicipal diz reconhecer “o esforço e a dedicação do Governo de Portugal perante o panorama atual”, contudo, apela “a uma resposta urgente e mais eficaz das Autoridades de Saúde nas zonas mais afetadas do país, combatendo o surto onde ele tem maior e mais dramática expressão”.
De acordo com o Relatório de Situação da Direção Geral de Saúde publicado no dia 31 de março de 2020, a Região Norte é a zona mais afetada do país, contabilizando um total de 4452 casos, número superior a todas as outras regiões do país juntas, incluindo os Arquipélagos dos Açores e Madeira. Ainda de acordo com este boletim, entre as dez cidades mais afetadas pela pandemia COVID-19, oito pertencem à Zona Norte.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
Próxima reunião do Conselho Municipal está agendada para 19 de Outubro, na Biblioteca Municipal Raul Brandão.
Outubro 14, 2024
Atendendo à previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aponta para precipitação e vento forte nesta terça e quarta-feira, 15 e 16 de outubro, o serviço Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave alerta a população para alguns cuidados a ter durante este período.
Outubro 14, 2024
O Vitória SC não conseguiu alcançar a primeira vitória na Liga Solverde.pt 2024/25, apesar de uma boa exibição no dérbi do Minho contra o SC Braga.