CITÂNIA DE BRITEIROS CELEBRA DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE

© Direitos Reservados

A Sociedade Martins Sarmento, em parceria com a Associação de Silvicultores do Vale do Ave, e com a colaboração da Casa do Povo de Briteiros, está a organizar para o próximo sábado, dia 23 de novembro, uma visita à Citânia de Briteiros, no sentido de celebrar o Dia da Floresta Autóctone.

Na acrópole da Citânia será observado o sobreiro secular, que encontrou já o seu fim de vida, fotografado por Martins Sarmento, e recolhidas sementes para a constituição de um viveiro. O programa inicia-se pelas 10h30, com o acolhimento dos participantes, seguido da apresentação da atividade, com intervenção da direção da Sociedade Martins Sarmento e da Associação dos Silvicultores do Vale do Ave, passando pela recolha de bolotas na Citânia de Briteiros, seguindo-se a sementeira das bolotas colhidas e a degustação de “café” de bolota. Prevê-se que a atividade termine pelas 12h30.

Segundo a Quercus, o Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?