Citânia Viva 2023: Espetáculo “A partida” é apresentado a 06 de outubro

"A Partida" teve lugar em agosto de 1899, quando Francisco Martins Sarmento saiu de São Salvador de Briteiros, para não mais voltar.

© Museu da Cultura Castreja

Os últimos dias da vida do célebre arqueólogo são o mote para este espetáculo, que une o grupo de teatro Citânia aos utentes da Cooperativa Castreja, numa encenação dramática e musical.

Com encenação de Bruno Laborinho, a componente coral integra os elementos que têm vindo a ser ensaiados por Alexandre Gonçalves e Marisa Oliveira, na residência artística desenvolvida no âmbito do programa ExcentriCidade, programa do município que pretende promover a descentralização da cultura em Guimarães.

“A Partida” será apresentado no próximo dia 06 de outubro, sexta-feira, pelas 21h00, no Museu da Cultura Castreja, em Briteiros. A entrada é livre.

No espetáculo serão recriadas as gentes de Briteiros, no final do século XIX, o pessoal que vivia e trabalhava na Quinta da Ponte e que conviveu diretamente com Martins Sarmento. Mas, adiantam os promotores, “evocam-se também os velhos habitantes da Citânia que, descendo ao vale, acompanham os últimos pensamentos do sábio”.

Também no dia 06 de outubro, durante a tarde, decorrerão duas visitas guiadas, ao Castro de Sabroso, pelas 16h00, e à Citânia de Briteiros, pelas 17h30m.

A Citânia Viva 2023 é uma organização da Casa do Povo de Briteiros e do Município de Guimarães, com o apoio da Cooperativa Castreja, da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia e da Sociedade Martins Sarmento.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS