Cláudia Martins lança livro sobre 15 anos de “Desgarradas, Concertinas e Tradições”

"Desgarradas, Concertinas e Tradições" homenageia a cultura, "enquanto traço característico de um povo", adianta Cláudia Martins, mentora e vocalista da banda Minhotos Marotos que quer perpetuar algumas das histórias vividas ao longo de 15 anos de estrada, mas acima de tudo aproximar o público das tradições.

A apresentação está agendada para esta terça-feira, 06 de fevereiro, pelas 18h30, na FNAC de Guimarães, com intervenções de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo da câmara municipal de Guimarães, de Fernando Capela Miguel e Cláudia Martins. A moderação da conversa será de Luís Lisboa.

© Cláudia Martins

Este livro fala dos 15 anos do projeto musical Cláudia Martins & Minhotos Marotos, desde a génese, à evolução, e sendo inclusive revelados pormenores e histórias nunca antes contados.

Este livro fala também de tradições, o que são estas tradições, que significado têm muitas vezes as histórias que são abordadas nas cantigas. No livro fala-se de concertinas, indo mesmo à origem da concertina e aos cantares ao desafio, mas também aquilo que é a origem de outras tradições. É ainda abordada a importância da música no crescimento do ser humano e no seu bem-estar.

O livro conta com um texto de Augusto Canário que explica a importância de continuar a cantar as tradições.

Capela Miguel vinca num texto essa importância da cultura e das tradições como traço característico de um povo.

Diamantino Ribeiro ajuda a perceber a importância e o impacto da música no conceito de bem-estar., e dentro da equipa dos Minhotos Marotos, Telmo Ribeiro leva cada leitor para cima do palco ao revelar os pormenores que compõem a “magia que está por trás de cada concerto”, e a equipa de comunicação da banda mostra ainda, através de dados concretos que aquilo que se faz no palco vai muito além do palco.

© Cláudia Martins

Filipe Gachineiro, que também participa no livro, escreve uma lição sobre a origem da concertina e fica ainda disponível na publicação o método de ensino criado por Cláudia Martins.

Já Paulino Brasileiro fala de como foi criar “um trabalho único ao contar a história de Portugal em verso”, cantando à desgarrada.

Entretanto, nesta sexta-feira, dia 02 de fevereiro, Cláudia Martins & Minhotos Marotos lançam o quinto EP da carreira, com três novos temas: Aponta, Manter a tradição e Vamos todos à romaria.

Este tema surgiu, conta a artista vimaranense, num almoço com Quim Barreiros, Armindo Afonso e Fernando Mendes, em que alguém usou a expressão “aponta”, e o duplo sentido resultou numa música. Manter a Tradição é uma música que compila os vários temas de cariz tradicional e do cancioneiro.

A música Vamos todos à romaria aborda as romarias mais conhecidas das várias regiões do Minho. Ao compor estas músicas o objetivo foi celebrar a cultura tradicional portuguesa, num momento em que Cláudia Martins & Minhotos Marotos celebram 15 anos de palcos enquanto banda.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES