Coligação Juntos por Guimarães apresenta plano económico para o concelho
A coligação Juntos por Guimarães apresenta o seu plano económico assente na inovação e na competitividade como motores estratégicos de desenvolvimento. A proposta surge num contexto em que os desafios globais da economia exigem respostas locais robustas, refere a coligação em nota enviada às redações, e pretende "transformar Guimarães numa verdadeira Cidade Europeia de Inovação, capaz de atrair investimento, criar emprego qualificado e promover o crescimento sustentável".

© Ricardo Araújo
Para Ricardo Araújo, candidato da coligação à Câmara Municipal, esta estratégia “vai além de uma resposta técnica”. “Queremos um concelho inovador, que valorize os seus recursos, apoie o empreendedorismo e prepare o futuro com mais emprego, mais investimento e mais qualidade de vida”, afirmou.
O plano estrutura-se em três medidas: A criação de uma Agência para o Desenvolvimento e Captação de Investimento de Guimarães, uma entidade municipal que terá como missão apoiar o tecido empresarial, promover o território e atrair projetos estratégicos; O reforço da capacidade de acolhimento empresarial, e para isso, a coligação propõe a criação de três novos parques empresariais, bem como o alargamento da oferta de terrenos disponíveis para empresas, garantindo espaço para o crescimento ordenado e competitivo do concelho.
O projeto integra ainda um dos pontos que a coligação considera mais inovador: o Guimarães Innovation Hub, um espaço dedicado à investigação, ao empreendedorismo tecnológico e à ligação entre universidades, empresas e investidores. O objetivo passa por “consolidar o município como polo da transformação digital e da economia do conhecimento”, pode ler-se.
Com este pacto económico, a coligação Juntos por Guimarães pretende projetar o concelho como um “território dinâmico, inovador e competitivo, capaz de gerar novas oportunidades para os vimaranenses e afirmar Guimarães no panorama europeu da inovação”.