Comboios elétricos já podem circular até Valença

Troço concluído e últimos testes finalizados. A eletrificação do troço de linha férrea que une Viana a Valença já foi concluída e os últimos ensaios de circulação estão a terminar.

Foto: Infraestruturas de Portugal

A Infraestruturas de Portugal anunciou, no dia 19, que os testes, com composições, estão a chegar ao fim. A linha já estava eletrificada até Viana do Castelo, após inauguração do troço Nine-Viana do Castelo, em junho de 2019.

Esta obra está inserida no Plano de Investimentos Ferrovia 2020 e englobou a eletrificação do troço, instalação de sinalização eletrónica e telecomunicações, adequação de layouts, construção de novas estações técnicas para o cruzamento de comboios de mercadorias e intervenções em obras de arte e passagens de nível.

De acordo com a empresa Infraestruturas de Portugal, a conclusão da empreitada da eletrificação completa da Linha do Minho vai permitir a redução do tempo de viagem, uma vez que deixa de ser necessário fazer o transbordo em Nine, do comboio elétrico para a composição com locomotiva a diesel. 

Este investimento aumenta a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias. A linha vai aumentar a capacidade de 15 comboios por dia para 20, com maior espaço.

Esta obra foi financiada com fundos comunitários em 85% e deverá rondar os 86 milhões de euros.

Porto- Vigo em comboio elétrico antes do Verão de 2021

Entretanto, do outro lado da fronteira, todos os testes necessários para se colocar em funcionamento a eletrificação do troço ferroviário Guillarei-Tui, na província galega de Pontevedra, estão concluídos, incluindo a circulação dos comboios eletrificados em testes, conforme confirmou o Administrador das Infraestruturas Ferroviárias (Adif) ao Eixo Atlântico, uma medida que se insere na reivindicação histórica do Eixo para a ligação ferroviária da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, e que aguarda autorização da Agência Espanhola de Segurança Ferroviária para iniciarem o serviço.

Espera-se que com a conclusão destes dois empreendimentos seja possível circular entre Porto e Vigo, em comboio elétrico, até ao Verão.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?