Comemoração do 20.º aniversário da VMER arranca esta sexta-feira

O 20.º aniversário da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital Senhora da Oliveira (VMER) começou esta sexta-feira, dia 03 de novembro, no auditório da Universidade do Minho em Guimarães.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Na sessão de abertura do primeiro Simpósio de Emergência Médica Pré-Hospitalar, a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Paula Pinto, parabenizou o trabalho da VMER “feito em prol da comunidade”. A autarca considerou ser “fantástico saber que Guimarães tem uma VMER com esta ativação, esta capacidade e sucesso. Não imaginamos a nossa vida sem a VMER, é algo que está absolutamente consolidado e que sabemos que esta ali como primeiro recurso e que vamos ter”, acrescentou.

Adelina Paula Pinto ainda apontou que a confiança “é conseguida pela qualidade de trabalho” que as equipas da VMER “debatem todos os dias.”

O presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães, Henrique Capelas, lembrou que este dia “é uma ocasião especial, pois representa duas décadas de dedicação e serviço exemplar à comunidade. Ao longo dos últimos anos, a VMER foi um símbolo de esperança”, vincou.

Henrique Capelas sublinhou que os membros das equipas da VMER “são uns heróis, têm salvo vidas e proporcionando conforto às famílias em momentos de dor e angústia. O presidente do Conselho de Administração da unidade hospitalar afirmou que, a VMER é, em média, acionada cinco vezes por dia, o que resulta em “mais de 26 mil situações de dor, angústia e stress”.

Henrique Capelas assegurou que o Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães vai “continuar a investir com recursos para a VMER ser a vanguarda de emergência”.

Ricardo Moreira, médico coordenador da VMER Guimarães, sublinhou que esta equipa “tem sido fundamental na prestação de cuidados médicos e emergência à comunidade” e enalteceu o “empenho e profissionalismo ao longo dos anos”.

Para o médico, o primeiro Simpósio de Emergência Médica Pré-Hospitalar é uma oportunidade para “refletir o caminho percorrido, aprender com as experiências passadas e olhar para o futuro”, além de ser um espaço para “discutir experiências e homenagear os profissionais”.

Já António Táboas, responsável pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), ressalvou que “Guimarães é um exemplo na região do Minho, que foi uma das primeiras (cidades) a ter este reforço fora do Grande Porto.” António Táboas realçou que a VMER “permitiu uma melhor cobertura no suporte básico de vida com equipas diferenciadas de enfermeiros que cobrem a assistência à população.”

A VMER trata-se de “um veículo de intervenção pré-hospitalar, constituído por uma equipa de médicos e enfermeiros com formação específica em assistência pré-hospitalar ministrada pelo INEM, e destina-se ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente”, pode ler-se no site da VMER.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES