Comemorações dos 140 anos do Elevador do Santuário do Bom Jesus arrancam com Dia Aberto

A Confraria do Bom Jesus vai celebrar os 140 anos do Elevador do Santuário com um programa de comemorações que se estende entre 25 de março a 25 de setembro.

 © Direitos Reservados

O programa das comemorações inicia com um Dia Livre, em que o acesso ao Elevador é gratuito a todos os visitantes e bracarenses entre as 9h e as 18 horas. O dia 25 de Março conta ainda com a cerimónia de abertura das comemorações, através da inauguração da exposição “Estância Elevada”, disponível no Centro de Memórias do Bom Jesus até 25 de setembro.

No dia 7 de Abril tem lugar às 18h00, também no Centro de Memórias, uma conferência, pelo professor José Carlos Peixoto, com o tema “O Elevador do Bom Jesus e o advento dos Caminhos de Ferro em Portugal: Passado, Presente, Futuro e Sustentabilidade”.

A 18 de abril, Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, vai decorrer, a partir das 10h00, uma visita guiada ao Elevador do Bom Jesus orientada pelo director técnico, o engenheiro Fernando Mendes.

O mês de maio será dedicado a um concurso de fotografia temático sobre o Elevador, com uma exposição online dos trabalhos submetidos.

No dia 1 de junho, as comunidades escolares até ao 2.º ciclo vão poder fazer uma visita guiada ao Elevador e à exposição “Estância Elevada”, sendo o dia 2 de junho reservado para alunos do 3.º ciclo e secundário. Os estabelecimentos de ensino interessados devem realizar marcação prévia.

A 7 de julho, dia em que se celebra o 3.º aniversário da inscrição do Santuário do Bom Jesus na Lista de Património Mundial da UNESCO, vai ser possível realizar uma visita guiada à exposição “Estância Elevada”. A mesma possibilidade vai existir a 16 de Setembro, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

No dia 25 de Setembro vai ter lugar o encerramento das comemorações.

O Elevador do Bom Jesus,” uma referência incontornável do Santuário”, é um meio de transporte “único, pioneiro, mítico, detentor de uma longevidade e autenticidade sem comparação” foi o primeiro a ser construído na Península Ibérica e é o mais antigo do mundo em funcionamento com sistema de contrapeso de água”, refere a Arquidiocese de Braga.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?