Comissão aplaude lançamento do concurso para reabilitação do Mosteiro de Santa Marinha da Costa

A Comissão de Acompanhamento das Obras de Restauro da Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa manifestou o seu “enorme regozijo” pelo lançamento do concurso público para a reabilitação das coberturas e paramentos exteriores daquele monumento.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

Em comunicado, a Comissão considera tratar-se de um “momento importante porque consiste no avanço mais concreto para resolver a causa principal da degradação verificada no monumento há mais de 10 anos”. No mesmo documento, enviado às redações, exorta os empresários vimaranenses da construção civil a analisar o procedimento e a apresentar propostas “para que o concurso não fique deserto e se garanta o normal desenrolar da construção com conclusão dentro do prazo”.

Apesar do entusiasmo, a Comissão lembra que este é apenas mais um passo de um processo “longo até restabelecer a condição que a Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa merece pelo lugar que ocupa na história coletiva de Guimarães e de Portugal”.

O concurso foi publicado na passada quinta-feira, 14 de agosto, em Diário da República. Com um valor base de 1,69 milhões de euros, foi lançado pelo Património Cultural, I.P. e resulta do compromisso assumido em abril pela então ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, aquando da assinatura de protocolos para obras de intervenção no património de Guimarães.

A intervenção prevê a substituição integral da cobertura e trabalhos nos paramentos exteriores do imóvel, classificado desde 1936 e considerado pela Direção-Geral de Cultura do Norte como uma prioridade de conservação. As propostas podem ser apresentadas até 8 de setembro.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS