Comitiva romena visitou Guimarães no âmbito do Programa “Cidades Amigas das Crianças”

A cidade berço foi escolhida pela UNICEF Portugal para a visita de uma comitiva romena para perceberem como é a acessibilidade e a inclusão das crianças na cidade berço e conhecer o Programa Cidades Amigas das Crianças.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Adelina Paula Pinto, vice-presidente e vereadora da Educação na Câmara Municipal de Guimarães, Paula Oliveira, vereadora da Ação Social, a UNICEF Portugal e a comitiva romena marcaram presença, na tarde desta terça-feira, dia 24 de outubro, na escola EB 2 3 João de Meira para a inauguração da tela do Programa Cidade Amiga das Crianças com o tema “Reciclar para Decorar”, bem como o painel ilustrado pela CERCIGUI em comemoração ao Dia Nacional das Acessibilidades.

Adelina Paula Pinto afirmou ao Mais Guimarães que a “UNICEF valoriza o trabalho que a cidade faz na área das crianças. Guimarães tem sido um exemplo para muitos municípios e daí a UNICEF trazer cá a comitiva da romena.” Apesar disso, a autarca alertou que “há muito mais para fazer”.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, é preciso “envolver e dar voz às crianças. Isto é um processo transversal à sociedade e às escolas.” Adelina Paula Pinto enalteceu a questão da inclusão, em que referiu que “existem muitas crianças nas escolas com incapacidades que que precisam de um tratamento especial. Temos de as integrar nas escolas.”

Na intervenção feita no estabelecimento de ensino, a autarca sublinhou que, “em Guimarães, a educação é prioridade. Sempre que nos identificamos num trabalho na cidade, começamos pelas crianças. Guimarães é uma cidade de cultura, temos cultura nas escolas, é uma cidade de desporto, temos desporto nas escolas. Queremos ser Capital Verde Europeia, temos feito um forte trabalho nas escolas.”

A vereadora da Educação enalteceu o papel das escolas no desenvolvimento das crianças: “Só fazemos isto porque temos escolas que trabalham connosco, com as escolas a tentar ser um espaço de todos, sem deixar ninguém para trás. Nem todas as escolas estão no centro da cidade e temos de garantir que todas têm acesso às mesmas oportunidades.”

Já Paula Oliveira explicou que o painel ilustrado pela CERCIGUI, em comemoração ao Dia Nacional das Acessibilidades, “identificou o longo caminho a percorrer para Guimarães ser mais acessível a nível físico. Foram os jovens que escolheram os locais para dizerem ao presidente e aos trabalhadores políticos o que precisa de ser alterado para a cidade ser mais acessível.

Nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, a Câmara Municipal de Guimarães, juntamente com a UNICEF Portugal, realizam a conferência “A importância das Políticas Locais na Concretização de Direitos Universais”. A sessão terá lugar no Teatro Jordão e inicia pelas 09h30.

A conferência reunirá autarcas, especialistas e crianças para discutir os desafios atuais e promover o diálogo sobre o desenvolvimento sustentável, saúde e bem-estar para todas as crianças, bem como o papel ativo das crianças na construção de políticas e nos desafios emergentes das suas comunidades.

Entre os participantes de destaque, estarão Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, e diversos especialistas da área dos direitos da criança.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES