Concelhia do PSD refletiu sobre políticas de habitação e quer apresentar propostas concretas

PSD Guimarães promoveu uma conferência debate subordinada ao tema da habitação.

psd com barra

Na passada sexta-feira, 26 de fevereiro, o PSD Guimarães promoveu uma conferência debate subordinada ao tema da habitação, no Palácio de Vila Flor.

© Direitos Reservados

A conferência foi mediada pelo presidente do PSD Guimarães, Ricardo Araújo, e contou com a participação de Álvaro Santos, CEO da Agenda Urbana – Estudos e Consultoria, e Co-Autor do Livro “Politicas Locais de Habitação” e de João Rodrigues, vereador na Câmara Municipal de Braga com tutela
do Planeamento e ordenamento, Urbanismo e Habitação e presidente do Conselho de Administração da BragaHabit, E.M..

Em comunicado, o partido refere que na sessão foram apresentadas as medidas de estímulo à habitação atualmente em vigor, tais como 1º Direito, Arrendamento Acessível, PRR, entre outras, e foram debatidas as soluções propostas no novo pacote legislativo. Foi possível concluir que estas “não resolvem o problema da falta de habitação, nem sequer criam confiança no mercado de arrendamento, apontando para uma solução de revisão fiscal em baixa para construção e arrendamento de habitações, desde o IVA, ao IMI, IRS ou IRC, ao invés de penalização ou atitude mais coerciva”.

© Direitos Reservados

Além da análise às medidas nacionais propostas pelo Governo, foram ainda analisadas as propostas do PSD nacional e os exemplos das medidas implementadas pelo município de Braga, onde, conjugando a iniciativa pública com a privada, já se concedem benefícios ao arrendamento, apoio no incumprimento do crédito habitação, subsídio para combate à pobreza energética, entre outros.
Ricardo Araújo destacou o caso do “1º Direito em que Braga garantiu um investimento de 123milhões de euros face aos cerca de 22 milhões de euros previstos por Guimarães”. Na opinião do líder da concelhia do PSD, “isto é o espelho da inércia do PS em Guimarães, que se encontra desgastado e sem energia para recorrer ao PRR no combate às fragilidades do concelho, tornando-o cada vez menos atrativo, sem capacidade de fixar população e empresas”.

O Presidente do PSD anunciou ainda que apresentará brevemente ao executivo municipal propostas concretas para aumentar a oferta de habitação em Guimarães, no mercado de arrendamento e da compra/venda.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES