Concessão dos transportes públicos voltou a ser assunto na reunião de Câmara

Ricardo Araújo, líder social-democrata, quer mais e melhores transportes públicos no concelho de Guimarães. Uma vez mais, voltou a defender a "necessidade de ajustamentos à oferta do transporte público de passageiros no concelho, no sentido de melhorar a frequência, os horários e as rotas de abrangência do serviço".

© Direitos Reservados

Ricardo Araújo, líder e vereador do PSD, voltou, na reunião do executivo municipal, a defender a necessidade de «melhorar o serviço de oferta de transporte público de passageiros no concelho de Guimarães, com alargamento da cobertura no território e da frequência de autocarros». O vereador da oposição constatou que, atualmente, «o serviço de transportes públicos não chega a todo o concelho, discriminando alguns cidadãos, pelo que se torna fundamental alargar esta oferta, realizar ajustamentos nas rotas disponíveis que permitam uma maior cobertura do território e aumentar a frequência desta oferta», justificou Ricardo Araújo.

Em resposta, Domingos Bragança admite que “a concessão foi bem sucedida. O transporte público em Guimarães teve um salto enorme em quantidade e qualidade, agora é preciso sempre melhorar. Quando temos um patamar, queremos outro mais elevado e, isso, é o normal. Vamos acrescentar a isso o transporte flexível. Já entregamos a concessão do transporte flexível à Vitrus. A mesma está num processo de aquisição de três viaturas elétricas.” Ressalva ainda que, o transporte flexível “vai permitir a cobertura do território em duas dimensões: zonas de menor densidade populacional que não tem sustentabilidade do ponto de vista do apoio público e em horários alargados como, por exemplo, sábado domingo e também à noite. Desta forma, vem complementar e resolver muitos dos problemas levantados.”

Ainda nesta reunião, Ricardo Araújo reforça que tem de haver  uma “simplificação no acesso às medidas de redução tarifária para os cidadãos que utilizam os transportes públicos” no concelho de Guimarães. Tem que se melhorar a comunicação e simplificar o acesso às medidas por parte dos cidadãos, de forma a que as pessoas beneficiárias dessas reduções possam aceder com facilidade às medidas em vigor”, considerou. Para o líder social-democrata todas aquelas medidas “são fundamentais para que exista um serviço efetivo de qualidade, que sirva bem os nossos cidadãos, para que exista fiabilidade e para que este importante serviço possa efetivamente chegar ao maior número possível de lugares e pessoas do nosso concelho, para que, por esta via, seja também mais fácil aumentar a utilização do transporte público”.

A autarquia reconhece que “o processo está a andar, estão encomendados os autocarros e na própria concessão nós tentaremos gradualmente tentar que a gratuitidade do transporte público. Estamos a aumentar cada vez mais a redução tarifária, neste caso, a redução do bilhete, também com o apoio do Governo. Por exemplo, os estudantes já têm essa redução a 100%.” O Presidente da Câmara reforça que o objetivo é que se abranja ainda mais quilômetros “o Sr. Professor Álvaro Costa que nos tratou desta concessão está a trabalhar nestes objetivos, onde parece haver um consenso total entre todos”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES