Contextile 2024: Exposição “Touching contexts” é inaugurada neste sábado
São nove os artistas que criaram e produziram obras e instalações para a Exposição "Touching contexts", presente no antigo Convento Santo Antonio dos Capuchos, em Guimarães, no âmbito da Contextile 2024 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, e que explora a "relação entre o toque, os lugares, as histórias e as comunidades", partindo sempre do têxtil como referência.
Com inauguração agendada para este sábado, 12 de outubro, pelas 16h30, Angeles Jacobi (AR), Noriko Tomita (JP), Claire Amiot (FR), Flávia Vieira (PT), Laura Besançon (MT), Marie-José Gustave (Quebec/CA), Mylene Michaud (Quebec/CA), Susana Guerrero (ES) e Nikolina Krsticevic (HR) foram selecionadas através de uma convocatória aberta e das parcerias que a Contextile mantém com a Biennale Internationale du Lin de Portneuf, do Canadá, a plataforma europeia Magic Carpets e os programas PICE – Internacionalización de la Cultura Española, e European Festivals Fund for Emerging Artists, e desenvolveram os seus projetos, em colaboração com comunidades locais, com a industria têxtil, durante mais de um mês, em Guimarães.
“O conceito de touch/toque é aqui ampliado, transcendendo o contacto físico para abordar questões culturais, emocionais e políticas. As obras refletem as ligações profundas entre tradição, território e comunidade, criando uma narrativa coletiva que convoca relações entre o passado, o presente e o futuro”, anuncia a organização, em nota enviada às redações.
A exposição resultante dos processos de residência, com curadoria de Cláudia Melo, revela uma “riqueza de experiências, valores e identidades. É a interseção onde as histórias são contadas através de fios entrelaçados de tradição, território e toque – uma narrativa que perdura além do tempo, tecendo uma teia complexa que nos une como seres humanos”.
A Contextile 2024 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea decorre durante 100 dias, dedicados à Arte Contemporânea e Cultura Têxtil, entre 07 de setembro e 15 de dezembro, num programa que inclui exposições, residências artísticas, performances, workshops e o ciclo textile talks.
Com o apoio do Município de Guimarães, da DGArtes/MC e dos agentes da indústria têxtil da região, a Contextile ocupa vários espaços culturais e áreas públicas da cidade de Guimarães, com o intuito de promover o que de melhor se faz na arte têxtil contemporânea em Portugal e no mundo, incentivando à criação artística com o têxtil como referência.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 21, 2024
Foi lançado, esta segunda-feira, o projeto EcoBox – Caixa de Desperdício Alimentar, integrado na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A iniciativa, promovida pelo município em parceria com o Laboratório da Paisagem e a Vitrus Ambiente, tem como objetivo "combater o desperdício alimentar através da disponibilização gratuita de embalagens sustentáveis que permitem aos clientes de restaurantes levar para casa o que sobra das suas refeições", anunciam em comunicado.
Novembro 21, 2024
A segunda fase do Campeonato Nacional da II Divisão feminina começa e termina em Guimarães. O Vitória Sport Clube, que procura o título e a promoção à Liga BPI, vai receber o CF Benfica na jornada inaugural, marcada para o dia 14 de dezembro.
Novembro 21, 2024
No próximo sábado, União de Leiria e Vitória SC enfrentam-se num duelo a contar para a Taça de Portugal. Armando Marques, com uma ligação a ambos os clubes, partilha as suas expectativas para o jogo e revela que já não ocupa o cargo de presidente da SAD do União de Leiria.