CarClasse
CarClasse
Contributos para o Plano Estratégico para a Cultura podem ser feitos até 14 de abril

O Plano Estratégico para a Cultura Guimarães encontra-se em consulta pública até dia 14 de abril, data limite para o envio de contributos para o documento.

© The Cinematic Orchestra

A apresentação da versão 0 do Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032 teve lugar na Sociedade Martins Sarmento, no passado sábado, dia 23 de março, e contou com a participação de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães e Manuel Gama, Coordenador do projeto e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

O documento apresentado foi criado de forma colaborativa, envolvendo 696 pessoas e definindo-se 144 medidas, 36 objetivos, 12 objetivos estratégicos e 3 eixos estratégicos, com a participação ativa de diversos agentes culturais de Guimarães.

Para Paulo Lopes Silva, é fundamental o envolvimento das pessoas (no documento). Decidimos que este plano seria construído numa lógica de co-construção comunitária, ouvindo os cidadãos e associações culturais e agora, todos aqueles que contribuíram e aqueles que não tiveram essa oportunidade podem contribuir com este momento para (o plano) ser mais robustecido e participado.

O vereador com os pelouros da cultura quer que o plano tenha contributo “dos cidadãos, dos partidos políticos e dos presidentes de juntas de freguesia. Queremos que seja dos eleitos e dos eleitores para que seja participado, para que possa ser levado a reunião de câmara e assembleia municipal, porque queremos estabelecer um pacto para que seja um documento do setor cultural vimaranense.

Manuel Gama, professor responsável pela coordenação do PEMC.Gui 2032, defendeu que “pensar em políticas culturais, é pensar em políticas de mobilidade, da juventude e de muitas outras” e reforçou a importância da participação, afirmando que “este é o plano da comunidade”

Após o término do prazo da consulta pública, o documento final será elaborado com esses contributos e será levado a reunião de câmara e à Assembleia Municipal.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES